ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI)
Kaline Vitória Ferreira Silva¹; Natália Maria da Silva¹; Andréia Bezerra Cavalcanti De Lima1; Ana Cecília Amorim de Souza².
1Estudante do Curso de Enfermagem–Faintvisa m.edilenee@hotmail.com;
2Docente/pesquisadora do Depto. de Enfermagem – Faintvisa. anacecilia-amorim@hotmail.com
Introdução: A UTI é uma área hospitalar com finalidade de cuidar, dar uma assistência a pacientes críticos, que precisam de cuidados complexos e monitorização 24 horas. A unidade deve ser composta por uma equipe multidisciplinar de saúde em especial a equipe de enfermagem. Equipe essa deve está capacitada com aperfeiçoamento técnico-científico, habilidade em equipamentos, manejo tecnológico e humanização, prontos para prestar uma assistência adequada aos pacientes de alta complexidade. Objetivo: Descrever a atuação na assistência da equipe de enfermagem em unidade de terapia intensiva. Material e Métodos: Revisão da literatura nas bases de dados Lilacs, Pubmed e Medline, tendo como descritores em português: Assistência, Unidades de Terapia Intensiva e Enfermagem. Descritores em inglês: Assistance, Intensive Care Units and Nursing e usado o operador booleano AND para direcionar a busca. Foram selecionados 20 artigos com textos completos disponíveis, no idioma português e inglês publicado nos anos de 2015 a 2019. Após seleção foi realizado leitura de seus resumos e 12 artigos que não se enquadravam foram excluídos, 8 artigos que se enquadravam com o tema abordado foram lidos na íntegra. Resultados: A inserção do enfermeiro nessa área envolve várias formas de prestar assistência, tais como: obter informações sobre o paciente, exame físico, executar tratamentos de acordo com a necessidade de cada paciente, orientando e aconselhando tanto a equipe quanto aos pacientes para uma continuidade do tratamento. O enfermeiro deve ter um contínuo cuidado com seu próprio desenvolvimento e conhecimento profissional, sendo capaz de atuar em várias áreas e diferentes situações em seu ambiente de trabalho. Conclusão: São muitas as exigências no processo de cuidado em UTI, determinando que os profissionais tenham uma base técnico-cientifico muito amplo, um cuidado integral e contínuo, uma avaliação detalhada sobre o estado de saúde do indivíduo, visando seu estado crítico de saúde.
Palavras–chave: Assistência, Enfermagem e Unidades de Terapia Intensiva.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)