ENFRENTAMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM DIANTE DE FALHAS DE EQUIPAMENTOS E SUAS IMPLICAÇÕES NA SEGURANÇA DO PACIENTE EM TERAPIA INTENSIVA

  • Autor
  • Ronny de Tarso Alves e Silva
  • Co-autores
  • Wenysson Noleto dos Santos
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO: A Organização Mundial de Saúde (OMS) define segurança do paciente como redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde, sendo dano compreendido como o comprometimento da estrutura ou função do corpo e/ou qualquer efeito dele oriundo, incluindo-se doenças, lesão, sofrimento, morte, incapacidade ou disfunção, podendo ser físico, social ou psicológico. As falhas na segurança do paciente causam também sofrimento humano e aumento de custos. Dentre os diversos fatores que podem influenciar na segurança de pacientes internados, destacam-se os incidentes e eventos adversos. O risco de comprometimento à segurança do paciente pode estar relacionado a falhas na utilização dos equipamentos no cuidado em saúde na terapia intensiva. No entanto, estar incorporados às novas tecnologias e novos equipamentos é uma necessidade real para os profissionais desta área da saúde, principalmente para os enfermeiros, em face à magnitude desta problemática, particularmente dos incidentes envolvendo o manejo dos equipamentos e dos potenciais danos que podem ser causados aos pacientes em unidades de terapia intensiva (UTI), algumas medidas foram propostas recentemente na tentativa de criar um alerta para a avaliação destes riscos, com vistas a propor medidas que favoreçam a segurança no uso de equipamentos e evitar tais falhas. OBJETIVO: analisar as produções científicas acerca das condutas de enfermagem que promovem a segurança do paciente, relacionadas às tomadas de decisão frente às falhas de equipamentos durante o seu manejo no cuidado ao paciente crítico na Unidade de Terapia Intensiva. MATERIAL E MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa da literatura, Empregando os descritores <Cuidados Críticos>; <Enfermagem>; <Segurança do Paciente>; <Tecnologia Biomédica>; e <Segurança de Equipamentos>, nas bases de dados Web of Science, PubMed, EBSCO Information Service, Scopus, Scientific Electronic Library Online (SciELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BIREME), Literatura Científica e Técnica da América Latina e Caribe (LILACS), BDENF, IBECS. Para esta busca nas bases de dados, foi utilizada a estratégia PICO. RESULTADOS: recomenda-se que seja preciso fortalecer os sistemas de vigilância das condições física, técnica e de segurança dos equipamentos utilizados nos cuidados de enfermagem em terapia intensiva, a fim de prevenir a ocorrência de incidentes. CONCLUSÕES: para promover a segurança do paciente, boas práticas assistenciais e apropriação envolvendo a manipulação de equipamentos devem ser realizadas de forma padronizada e o estudo permitiu elencar expressivas recomendações de melhorias da segurança do paciente, viabilizando uma assistência à saúde isenta de riscos e falhas ao paciente sendo objetivo a ser atingido pelos profissionais da saúde.

  • Palavras-chave
  • Enfermagem, Segurança do Paciente, Cuidados Críticos, Tecnologia Biomédica, Segurança de Equipamentos.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Enfermagem Terapia Intensiva
Voltar

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.

  • Enfermagem Cardiológica
  • Enfermagem Neonatal
  • Enfermagem Pediátrica
  • Enfermagem Terapia Intensiva
  • Enfermagem em Urgência e Emergência
  • Enfermagem em Controle de Infecção
  • Ciências e Tecnologia em Saúde
  • Saúde Experimental

Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695

Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN) 
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN) 

Periodicidade
Publicação Anual  

Idioma 
Língua Portuguesa (Português do Brasil)

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

 

 

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

I CONECI  (anais clique aqui)