Introdução: A Sistematização da Assistência em Enfermagem (SAE) é considerada atividade privativa do enfermeiro, que por meio do Processo de Enfermagem (PE), identifica as situações de saúde e de risco à saúde, apresentando meios para a prescrição e implementação das ações de Assistência de Enfermagem, possibilitando ao profissional identificar, descrever, compreender os planos de cuidado e traçar as intervenções de enfermagem, proporcionando uma melhor qualidade da assistência. As Unidades de Terapia Intensiva (UTI) são ambientes de acolhimento a pacientes críticos, e são apresentadas com um setor de alta complexidade, fornecendo suporte de tratamento intensivo, neste sentido a SAE torna-se fundamental em um setor como a UTI, apresentando-se como elo de comunicação entre os profissionais e a realidade e necessidades de seus usuários, sendo utilizada como uma forma de organização da assistência. Objetivo: Descrever a importância da SAE nas Unidades de Terapia Intensiva e seu papel significativo no trabalho multidisciplinar desses serviços. Material e Métodos: Trata-se de uma revisão da literatura através da consulta de artigos das bases Scielo, Lilacs e BVMS, realizada no período de março a abril de 2019. Foram incluídos artigos publicados nos últimos 08 anos e excluídos aqueles que não se relacionavam com o tema. Resultados: Os resultados apontam a efetividade da implantação da SAE nas UTIs já que direciona o profissional enfermeiro quanto à sua assistência direta ao paciente, o gerenciamento do cuidado e a percepção individualizada e humanizada de cada caso. Sendo assim, a implantação da SAE resulta também em uma interação positiva entre a equipe multidisciplinar e traz benefícios em relação a tomada de decisões no setor. Conclusão: Diante do exposto conclui-se que o enfermeiro tem forte papel de liderança e autonomia em serviços de alta complexidade, destacando também que a implantação da SAE traz benefícios não só ao paciente, mas também a toda equipe frente a individualidade de cada caso e a tomada de decisões, o que viabiliza o trabalho destes profissionais.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)