AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SENSORIAL, COGNITIVO E PSICOSSOCIAL DE LACTENTES NAS UNIDADES DE SAÚDE

  • Autor
  • Maria do Socorro Távora de Aquino
  • Co-autores
  • Isabelle e Silva Sousa , Flávia Paula Magalhães Monteiro , Pedro Raul Rabelo Saraiva
  • Resumo
  •  

     

    Introdução: O desenvolvimento infantil consiste em um fenômeno amplo e dinâmico e engloba a aquisição de funções cada vez mais complexas, a fim de tornar a criança capaz de atender às necessidades do meio. Objetivo: Avaliar o desenvolvimento sensorial, cognitivo e psicossocial de lactentes em unidades básicas de saúde. Metodologia: Realizou-se estudo transversal, descritivo e exploratório, com análise quantitativa realizado em três unidades básicas de saúde de três municípios do maciço de Baturité. A amostra constituiu-se de 75 lactentes, com idades entre 1 mês e 24 meses de idade. Os participantes foram submetidos ao Teste de Denver II, que avalia o desenvolvimento neuropsicomotor, especificamente o desenvolvimento cognitivo, psicossocial e sensorial. Resultados: Observou-se que a maioria das crianças tinha a mãe como responsável (94,7%), sendo 18,7% dessas sem companheiros e 57 (76%) jovens entre 18 e 30 anos. Em relação à avaliação, houve predomínio de crianças com o desenvolvimento normal para os itens: pessoal-social (94,7%), cognitivo (86,7%) e sensorial (90%). Conclusão: Houve uma predominância do desenvolvimento normal para os domínios avaliados. Todavia, alguns lactentes encontravam-se na zona de risco. Portanto, torna-se imperioso destacar a necessidade de ações de identificação de possíveis atrasos no desenvolvimento e complicações, sobretudo no uso de vagas hospitalares.

     

  • Palavras-chave
  • Desenvolvimento infantil; Enfermagem; Lactente
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Enfermagem Pediátrica
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Periodicidade
Publicação Anual  

Idioma 
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