Introdução: Comumente, tem-se observado crianças na escola fazendo consumo de alimentos pouco nutritivos e altamente calórico, substituindo inclusive a merenda escolar acompanhada por dietas balanceadas. Por conseguinte, os índices de sobrepeso e obesidade estão crescentes. Nesse sentido, a escola é um ambiente propício para a promoção da saúde com esse público, sendo as novas tecnologias de aprendizagem capazes de desencadear mudanças sociais, inclusive nos hábitos alimentares, favorecendo a expansão da consciência individual e coletiva. Objetivo: Avaliar o conhecimento de pais/responsáveis sobre a alimentação dos filhos por meio da aplicação de uma tecnologia educativa audiovisual em stop motion. Metodologia: Tratou-se de um estudo exploratório e descritivo. A pesquisa foi realizada nos meses de fevereiro e março de 2019. A amostra constituiu-se de 33 pais/responsáveis de crianças na faixa etária de 6 a 12 anos que estavam devidamente matriculadas em uma escola localizada no município de Acarape-Ceará. O estudo foi realizado em etapas: 1º) pré-teste e aplicação da tecnologia; 2º) pós-teste e avaliação do conhecimento de pais/responsáveis sobre a alimentação saudável. Resultados: Na primeira avaliação, 4 (12,1%) dos participantes obtiveram conhecimento insuficiente, 9 (27,3%) obtiveram conhecimento suficiente e 20 (60,6%) obtiveram conhecimento bom. Contudo, na segunda avaliação, apenas 1 (3%) participante permaneceu com conhecimento insuficiente, 8 (24,3%) obtiveram conhecimento suficiente e 24 (72,7%) obtiveram conhecimento bom. Conclusão: Diante disso, a maioria dos pais/responsáveis apresentou conhecimento satisfatório sobre alimentação saudável para crianças, nas duas avaliações. Dessa forma, pode-se concluir que a melhoria no conhecimento dos pais/responsáveis pode estar relacionada ao uso de novas estratégias educativas, as quais configuram-se como facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem de pais e crianças.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)