Introdução: o Método Canguru é um modelo assistencial ao recém-nascido de baixo peso <2.500g, tendo sua aplicação com enfoque em um cuidado humanizado e biopsicossocial ao neonato. Tal estratégia é caracterizada pelo Ministério da Saúde como uma forma de intervenção que promove o bem-estar do recém-nascido e possibilita sua construção de vínculo familiar, sendo essa dividida em três etapas de contato pele a pele e formação de afetividade. Nesse contexto, o Método Canguru a ser executado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal está inserido na primeira e segunda etapa da assistência e cabe a equipe de enfermagem direcionar e orientar a família quanto a esse primeiro contato pós-parto. Objetivo: identificar os benefícios que o Método Canguru traz na qualidade de vida do neonato prematuro e o impacto na relação com família/cuidadores. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo e exploratório com base em uma revisão de literatura nas seguintes bases de dados e bibliotecas virtuais: Scientific Electronic Library Online, LILACS e BDENF, utilizando os seguintes descritores: Método Canguru, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Enfermagem, seguido do operador AND. Foram encontrados 30 artigos, sendo excluídos aqueles que não correspondem à temática exigida, que não estavam disponíveis na integra e outra língua que não fosse o português, optando por um recorte temporal dos últimos 10 anos, assim, a amostra final resultou em 4 artigos. Resultados: a assistência a partir do Método Canguru na UTI Neonatal possibilita ao recém-nascido de baixo peso um melhor desenvolvimento neurocomportamental e psicoafetivo, reduz o estresse e a dor, favorece estimulação sensorial, além de fortalecer os laços familiares, oportunizando ainda ao cuidador uma maior confiança quanto aos cuidados a serem prestados ao bebê. Nessa fase é crucial o apoio da enfermagem para um bem-estar do neonato e, consequentemente, seus familiares/cuidadores através do incentivo ao contato direto pele a pele e orientações quanto para colocar o bebê na posição canguru, favorecendo a aproximação para a formação de laços afetivos e fornecendo informações gerais sobre condições de saúde, rotina do ambiente e assistência oferecida. Conclusão: o auxílio ao recém-nascido de forma integral e humanizada apresenta-se como condicionante no estabelecimento de sua saúde, possibilitando aos seus familiares/cuidadores serem participantes ativos nesse momento intra-hospitalar e favorecendo posterior adaptação extra-hospitalar. Dessa forma, cabe a equipe de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal direcionar e estar sempre presente na execução das etapas do Método Canguru em prol da promoção de saúde.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)