Introdução: a asma é caracterizada como uma doença inflamatória crônica que compromete as vias respiratórias e a ventilação alveolar, tendo sua manifestação mais prevalente na infância. Apresenta-se, segundo o Ministério da Saúde como a quarta causa de hospitalizações infantis no Brasil, sendo essas motivadas pela falta de tratamento adequado e/ou déficit no conhecimento da gravidade da afecção pelos profissionais da saúde. Os sintomas mais expressivos da asma são tosse seca, sibilos na ausculta respiratória, dispneia, respiração rápida e curta, desconforto torácico e ansiedade. Nesse contexto, o manejo apropriado da enfermagem à crianças com asma em situações de emergência é primordial no processo de precaução de complicações do quadro clínico. Objetivo: identificar a importância da assistência de enfermagem integral e adequada para melhoria da qualidade de vida de crianças com asma e possível prevenção de agravos. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo e exploratório com base em uma revisão de literatura nas seguintes bases de dados e bibliotecas virtuais: Scientific Electronic Library Online, LILACS e BDENF, utilizando os seguintes descritores: Asma, Emergências e Enfermagem, seguido do operador AND. Foram encontrados 25 artigos, sendo excluídos aqueles que não corresponderam à temática exigida, indisponíveis na integra e publicados em inglês ou espanhol, optando por um recorte temporal dos últimos 10 anos; assim a amostra final resultou em 4 artigos. Resultados: observou-se a partir dos estudos que a enfermagem atuante nas emergências pediátricas trabalha de maneira intervencionista, buscando atenuar a evolução da gravidade de doenças que podem causar a mortalidade. Desse modo, ações e intervenções realizadas pela enfermagem em crianças com asma que se encontram em situações críticas de saúde têm sido decisivas para o tratamento preventivo de sua complicação. Dentre as medidas a serem tomadas, temos: promover padrão respiratório eficaz através do posicionamento do paciente em Fowler, administrar suporte de oxigênio e inalatórios de acordo com o protocolo de asma, monitorização cardíaca e respiratória, proporcionar ambiente limpo e tranquilo e administrar líquidos intravenosos para manutenção da hidratação. Conclusão: as falhas de manejo e falta de assistência especializada e integral às crianças com asma em situação de emergência podem trazer complexidades irreversíveis e instabilidade para o estado do paciente. Destarte, cabe à enfermagem o cuidado minucioso e de qualidade para promoção e prevenção à saúde infantil. Destaca-se ainda a necessidade de oferta de educação permanente aos profissionais para o conhecimento das particularidades de tratamento da asma em seus diferentes níveis de gravidade de modo a prestar a melhor assistência possível.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)