Introdução: A Rede de Atenção à Saúde tem como objetivo organizar as ações dos serviços de saúde, de modo integrado, com sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão para garantir a integralidade da assistência, de modo que, se esse objetivo não é alcançado, vai ocorrer a superlotação de alguns serviços e a defasagem da atenção básica, tornando o atendimento desigual. Um dos problemas da atualidade é a superlotação dos serviços de urgência e emergência, o que torna difícil a administração de recursos financeiros e materiais disponíveis e para atender as necessidades dos usuários. Parte da demanda atendida evidenciam problemas de saúde não urgentes, casos que poderiam ser reduzidos com o auxílio da atenção básica. Os procedimentos realizados na urgência geram grandes custos e impactam diretamente na qualidade destes serviços. Objetivo: caracterizar o perfil epidemiológico dos atendimentos de urgências cidade de Juazeiro do Norte, Ceará. Metodologia: trata-se de um estudo do tipo descritivo, com abordagem quantitativa, onde os dados foram obtidos através do Sistema de Informações Hospitalares (SIH) disponível no site do DATASUS, sendo analisados variáveis epidemiológicas relacionadas ao tempo, gênero, grupo procedimento e caráter de atendimento. A série temporal foi composta pelos anos de 2008 a 2019 e em seguida os dados foram organizados em gráficos no programa Excel®. Resultados: de 2008 a 2019 no município de Juazeiro do Norte, dos 144.286 atendimentos, 134.672 (93,3%) casos foram de urgência, apenas 7,217 (5%) foram procedimentos eletivos, 1,370 (0,9%) relacionados a outros tipos de acidentes de transito e 1,027 (0,7%) de lesões e envenenamento por agentes químicos e físicos. O grupo de procedimentos é formado por: procedimentos com finalidade diagnóstica, procedimentos clínicos, procedimentos cirúrgicos e transplantes de órgãos. Em relação ao caráter dos atendimentos o maior número é de partos e nascimentos com 19.835 (13,7%) casos, seguido de parto com 18.643 (13%) casos de doenças do ouvido/apófise mastoide e vias aéreas com 14.844 (10,3%) casos, tratamento de doenças infecciosas e parasitárias com 8.378 (5,8%) casos e tratamento de doenças do sistema nervoso central e periférico com 8.068 (5,6%) casos, tratamento de doenças do trato digestivo com 5.473 (3,8%) casos, tratamento de doenças cardiovasculares com o equivalente a 5.465 (3,78%) casos. Sendo o maior número de atendimentos voltado para o sexo masculino com 92.657,34 (69%) casos. Conclusão: é de extrema necessidade a necessidade de investir no empoderamento da população acerca dos atendimentos passiveis de atendimento na atenção básica, de modo que além de evitar agravos a saúde que impliquem na procura pelos serviços de urgência, sem sobrecarrega-los e reduzir gastos desnecessários a partir da identificação das demandas de usuários.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)