A telessaúde promovendo a capacitação de profissionais da APS - um relato de experiência .
Introdução :A telessaúde é de grande importância para a educação permanente em saúde . Íntegra uma abordagem multiprofissional, a prevenção e tratamento de agravos em saúde, permitindo o suporte especializado a equipe de atenção primária por meio da teleconsutoria, e a interação das equipes de saúde da família ao centro especializado de referência , no sentido de conferir resolutivamente no fluxo das crianças e adolescentes e no cuidado compartilhado , possibilitando a redução dos custos nos encaminhamento , tempo para o início do tratamento , revigorado a rede de saúde e contribuindo na cura. Objetivo : orientar e capacitar os profissionais da atenção básica , sendo ela a porta de entrada do SUS, indentificar os primeiros sintomas do câncer infantil para que os profissionais possam encaminhar ao serviços especializados . Metodologia: A Telessaúde é a ferramenta utilizada para capacitar esses profissionais, uma tecnologia no projeto Fique Atento Pode Ser Câncer, que em parceiria com o Centro Universitário Estácio do Recife, inclui 30 alunos, que são orientados a irem as unidades para realizar a colocação das aulas como monitores, para que os profissionais possam assistir e no fim das aulas aplicar o pré teste onde os mesmos precisam ter 80% de aprovação para emissão do certificado. Com isso os profissionais estarão habilitados para suspeitar dos sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil e permitir o rápido encaminhamento dessas crianças e adolescentes para investigação, diagnóstico e tratamento. Conclusão: Diante dos dados, percebe-se que a telessaúde vem suprindo a necessidade de muitos profissionais, através de suas aulas EAD, trasmitidas e podendo também não só ser assistidas como haver interação no trabalho com os pacientes no desenvolvimento das atividades e de interação com a equipe, sendo possível fazer cursos de aperfeiçoamento a longo prazo.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)