INTRODUÇÃO: na atenção ao paciente pediátrico hospitalizado, mais precisamente dentro do campo de atuação da enfermagem emergencial, o enfermeiro torna-se o principal agente do cuidar direcionado à resolução de forma imediata e precisa das demandas da criança adoecida, principalmente quando estas colocam em risco o prognóstico. A régua Broselow consiste em uma ferramenta utilizada para mensurar de forma rápida e oportuna a criança frente às emergências mais críticas, tornando assim o parecer clínico e emergencial baseado no peso, altura, superfície corporal, doses dos principais medicamentos de urgência e, demais aspectos relacionados à assistência, conhecidos à equipe no momento dos minutos preditivos à vida, colaborando de forma positiva para o transcurso do trabalho da equipe. OBJETIVO: evidenciar na literatura a importância do uso da régua Broselow enquanto estratégia para melhoria do cuidar na emergência pediátrica MÉTODO: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, fundamentada numa abordagem qualitativa realizada a partir de uma busca online de artigos publicados nas bases de dados da BDENF, MEDLINE, PubMed e na biblioteca eletrônica SciELO, em português e inglês, texto completo, no período de junho de 2008 a junho de 2018, utilizando as palavras-chave: enfermagem, pediatria, régua broselow, emergência, cruzadas pelo operador boleano AND, onde foram analisados um total de 8 artigos dentro da temática. RESULTADOS: após análise dos artigos, verificou-se que lidar com as minuciosidades que se voltam às necessidades biopsicossociais da criança durante a assistência torna desafiador o trabalho do enfermeiro. Os estudos demonstraram que a busca pelo atendimento imediato e em tempo hábil das emergências pediátricas transfigura os instrumentos do cuidar ferramentas essenciais aos profissionais envolvidos, a fim de dinamizar o processo laboral, tornando-o menos dispendioso e difícil de ser vivenciado na pediatria. Além disso, tornou-se evidente de que a régua Broselow é um fator resolutivo para o enfermeiro que lida com crianças em emergência no tocante ao levantamento de dados que subsidiarão as condutas durante o atendimento, sendo assim vital nos momentos de cuidados complexos como parada cardiorrespiratória, convulsão e perdas eletrolíticas mediadas por eliminações incontroláveis. CONCLUSÃO: o uso de instrumentos válidos para a assistência concebe às ações que constituem o processo de cuidar integralmente, maior praticidade e precisão em seus atendimentos, logo, salienta-se a importância da expansão de estudos referentes à temática. Sendo assim, a régua Broselow configura-se de importância explícita documentada na literatura inerente à emergência pediátrica, contribuindo para o desenvolvimento da tomada de decisão em leito de estabilização pediátrico e portas de emergências infantis, aprimorando o trabalho do enfermeiro e equipe.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)