Introdução: A unidade de terapia intensiva pediátrica, é um ambiente que oferece cuidados a pacientes instáveis com atenção de uma equipe multiprofissional, por meio de vigilância contínua e monitorização intensiva dos sinais vitais. Devido a internação dos pacientes pediátricos com quadros instáveis, com disfunção de órgãos e que haja necessidade de suportes cardíaco e ventilatório, observa-se a parada cardiorrespiratória em crianças na unidade de terapia intensiva pediátrica. A parada cardiorrespiratória se caracteriza pela ausência dos sistemas cardíaco, respiratório e cerebral, além da consciência rebaixada. Objetivo: Identificar o conhecimento de enfermagem diante da parada cardiorrespiratória na unidade de terapia intensiva pediátrica. Metodologia: Optou-se pelo método de revisão integrativa da literatura, a princípio selecionado os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), unidade de terapia intensiva, reanimação cardiopulmonar e Criança. Logo realizada a busca na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) pelo site: http://brasil.bvs.br, cruzados pelo operador booleano AND. Critérios de inclusão: Artigos no período de 2013 a 2018, disponíveis e completos; nos idiomas inglês e português. Foram excluídos artigos que não contemplassem a temática e duplicatas. Foram achados 216 artigos vinculados as bases de dados Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Banco de Dados em Enfermagem (BDENF) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline), no entanto, apenas 7 artigos estão adequados aos critérios de inclusão. Resultados: A partir dos critérios estabelecidos no estudo, constatou-se que os profissionais enfermeiros demostraram dificuldade acerca do conhecimento teórico sobre a conduta na ressuscitação cardiopulmonar, um dos estudos aponta que na compressão torácica o profissional não estava com postura corporal correta, no entanto demostraram conhecimento em questão as medicações utilizadas durante uma ressuscitação. Outro estudo encontrado especificou que a partir de cinquenta profissionais entrevistados, apenas dezessete já participaram de algum curso relacionado a ressuscitação cardiopulmonar. Contudo os enfermeiros demostram buscar e efetuar especializações e cursos relacionados a parada cardiorrespiratória, principalmente na unidade de terapia intensiva pediátrica, tomando medidas preventivas com conhecimentos especializado para uma intervenção eficaz. Conclusão: Conclui-se que a educação continuada com capacitações teóricas e práticas pelos profissionais enfermeiros é fundamental, sendo estes aptos para intervir em uma parada cardiorrespiratória. Além disso, identificou-se que os conhecimentos sobre postura corporal e medicações da parada cardiorrespiratória não se aplicam nos profissionais da unidade de terapia intensiva pediátrica, afetando o paciente de forma direta, podendo causar sequelas grave e até a morte. Percebe-se que a produção cientifica sobre a temática é importante, sendo necessário o incentivo de pesquisas cientificas, principalmente as questões que se referem ao reconhecimento da parada cardiorrespiratória e a aplicação da reanimação cardiopulmonar.
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CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
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