INTRODUÇÃO: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é considerado uma síndrome neuropsiquiátrica caracterizada por alterações comportamentais acompanhadas por déficits na comunicação e interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados e um repertório restrito de interesses e atividades. As anormalidades no desenvolvimento também são características do autismo, as quais podem ser detectadas nos primeiros três anos de vida e persistir até a idade adulta. OBJETIVO: Analisar a importância da Assistência de Enfermagem frente a temática das crianças com TEA submetidos ao exame eletroencefalograma; Bem como, relatar as experiências vividas ao longo dos três meses no estágio extracurricular de enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência com embasamento científico teórico/prático e enfoque nos descritores: Enfermagem; autismo; eletroencefalograma; possibilitado através da parceria entre a Instituição de Ensino e a Clínica Potiguar-Ltda. O período desta prática ocorreu nos meses de novembro 2017 a fevereiro de 2018, com carga horária correspondente de 30 horas semanais, realizado no 4º e 5º semestre de graduação em enfermagem.RESULTADOS:A proposta de atuação no estágio proporcionou a oportunidade de colocar em prática toda teoria aprendida no decorrer da graduação, bem como, através da assistência de enfermagem vivenciada aprimorar o relacionamento de cliente/acadêmico além de desenvolver alternativas para realizar o exame sem haver interferências, pois na maioria dos casos vivenciados foi visto que as crianças com autismo apresentavam variâncias de humor, hiperatividade, déficit na reciprocidade sócio emocional e na comunicação, um dos pontos relevantes foi a inquietação, inflexibilidade de comportamento que levava a demora do exame. Assim como a falta de recursos tangíveis como: Brinquedos, cenário lúdico, pinturas, livros para otimizar o tempo e a interação e o entretenimento das crianças com intuito de uma conclusão mais precisa dos exames realizados. CONCLUSÃO: A assistência de enfermagem prestada nesse processo foi de suma importância por sugerir alternativas que facilitou o processo na precisão do exame. Alguns desses meios desenvolvidos foi o ato de promover a segurança e conforto aos pacientes através da interação, comunicação, diálogo, e maneiras ilustrativas como: revistas, desenhos, objetos lúdicos os quais por recursos próprios, foram apresentados aos pacientes como forma de ajudá-los entretendo-os, e com isto, trazendo um feedback positivo à conclusão dos exames realizados.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)