ASSISTÊNCIA DA ENFERMAGEM AS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) SUBMETIDOS AO EXAME ELETROENCEFALOGRAMA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • lillian elizama de abreu oliveira
  • Co-autores
  • Alzinete da Silva Pedroza Godoy , Luís Fernando Pires dos Santos
  • Resumo
  •  

    INTRODUÇÃO: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é considerado uma síndrome neuropsiquiátrica caracterizada por alterações comportamentais acompanhadas por déficits na comunicação e interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados e um repertório restrito de interesses e atividades. As anormalidades no desenvolvimento também são características do autismo, as quais podem ser detectadas nos primeiros três anos de vida e persistir até a idade adulta. OBJETIVO: Analisar a importância da Assistência de Enfermagem frente a temática das crianças com TEA submetidos ao exame eletroencefalograma; Bem como, relatar as experiências vividas ao longo dos três meses no estágio extracurricular de enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência com  embasamento científico teórico/prático e enfoque nos descritores: Enfermagem; autismo; eletroencefalograma; possibilitado através da parceria entre a Instituição de Ensino e a Clínica Potiguar-Ltda. O período desta prática ocorreu nos meses de novembro  2017 a fevereiro de 2018, com carga horária correspondente de 30 horas semanais, realizado no 4º e 5º semestre de graduação em enfermagem.RESULTADOS:A proposta de atuação no estágio proporcionou a oportunidade de colocar em prática toda  teoria aprendida no decorrer da graduação, bem como, através da assistência de enfermagem vivenciada aprimorar o relacionamento de cliente/acadêmico além de desenvolver alternativas para realizar o exame sem haver interferências, pois na maioria dos casos vivenciados foi visto que as crianças com autismo  apresentavam variâncias de humor, hiperatividade, déficit na reciprocidade sócio emocional e na comunicação, um dos pontos relevantes foi a inquietação, inflexibilidade de comportamento que levava a demora do exame. Assim como a falta de recursos tangíveis como: Brinquedos, cenário lúdico, pinturas, livros para otimizar o tempo e a interação e o entretenimento das crianças com intuito de uma conclusão mais precisa dos exames realizados. CONCLUSÃO: A assistência de enfermagem prestada nesse processo foi de suma importância por sugerir  alternativas que facilitou o processo na precisão do exame. Alguns desses meios desenvolvidos foi o ato de promover a segurança e conforto aos pacientes através da interação, comunicação, diálogo, e maneiras ilustrativas como: revistas, desenhos, objetos lúdicos os quais por recursos próprios, foram apresentados aos pacientes como forma de ajudá-los entretendo-os, e com isto, trazendo um feedback positivo à conclusão dos exames realizados.

     

  • Palavras-chave
  • Enfermagem; Autismo; Eletroencefalograma
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Enfermagem Pediátrica
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Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN) 
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Publicação Anual  

Idioma 
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