INTRODUÇÃO: O crescimento e desenvolvimento da criança é o principal indicador de suas condições de vida e saúde. Avaliar o crescimento e desenvolvimento infantil se faz necessário uma vez que o déficit nesses parâmetros pode ter consequências negativas ao longo da vida. O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento é atualmente a principal linha de cuidado e eixo referencial para atenção integral à saúde da criança, proposta pelas políticas públicas de saúde brasileira, sob os aspectos biológico, afetivo, psíquico e social. OBJETIVO: Identificar nas produções bibliográficas a atuação do enfermeiro no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, frente as diferentes necessidades relacionadas aos estágios do desenvolvimento. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, baseada na questão norteadora “Como é realizado a atuação do enfermeiro no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, frente as diferentes necessidades relacionadas aos estágios do desenvolvimento? ”. A busca dos artigos realizou-se na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Utilizou-se os Descritores: Saúde da criança; Enfermagem; Assistência integral a saúde. Foram incluídos artigos publicados nos anos de 2015 a 2018, artigos completos em português, com acesso gratuito nas bases mencionadas. Com os devidos refinamentos através dos critérios de inclusão e exclusão, encontrou-se o quantitativo de 21 artigos, mas, que resultou em 5 artigos que se enquadram nos critérios de inclusão e atenderam ao objetivo traçado. RESULTADOS: Percebeu-se que o enfermeiro desempenha uma função imprescindível no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil em virtude do reconhecimento precoce dos fatores de risco relacionados as diversas etapas desse ciclo vital que podem culminar em atraso no desenvolvimento, associados a desnutrição, à pobreza, tais como restrições alimentares, de bens de consumo e serviços, estímulos psicossociais insuficientes e condições perinatais desfavoráveis. Destaca-se ainda sua atuação na avaliação dos aspectos biológicos, psíquicos, cognitivos, ambientais, socioeconômicos e culturais, por meio dos quais a criança vai adquirindo maior aptidão para mover-se, coordenar, sentir, pensar e interagir. CONCLUSÃO: As atividades do enfermeiro no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil são essenciais para os cuidados de saúde e educação em saúde, contribuindo para promoção da saúde, prevenção de agravos e intervenções precoces e oportunas para crianças e suas famílias, rumo à prática avançada de enfermagem com foco na vigilância à saúde. Portanto, é imprescindível que o enfermeiro consiga visualizar os problemas de saúde da criança, por meio da consulta de enfermagem, para planejar ações que possam impactar a saúde da população infantil.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)