ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO PROCESSO DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL

  • Autor
  • lillian elizama de abreu oliveira
  • Co-autores
  • Ana Célia de Lima Bezerra do Nascimento , Flavio Barreto de Souza , Lariane Thays Albuquerque Ribeiro
  • Resumo
  •  

    INTRODUÇÃO: O crescimento e desenvolvimento da criança é o principal indicador de suas condições de vida e saúde. Avaliar o crescimento e desenvolvimento infantil se faz necessário uma vez que o déficit nesses parâmetros pode ter consequências negativas ao longo da vida. O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento é atualmente a principal linha de cuidado e eixo referencial para atenção integral à saúde da criança, proposta pelas políticas públicas de saúde brasileira, sob os aspectos biológico, afetivo, psíquico e social. OBJETIVO: Identificar nas produções bibliográficas a atuação do enfermeiro no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, frente as diferentes necessidades relacionadas aos estágios do desenvolvimento. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, baseada na questão norteadora “Como é realizado a atuação do enfermeiro no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, frente as diferentes necessidades relacionadas aos estágios do desenvolvimento? ”. A busca dos artigos realizou-se na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Utilizou-se os Descritores: Saúde da criança; Enfermagem; Assistência integral a saúde. Foram incluídos artigos publicados nos anos de 2015 a 2018, artigos completos em português, com acesso gratuito nas bases mencionadas. Com os devidos refinamentos através dos critérios de inclusão e exclusão, encontrou-se o quantitativo de 21 artigos, mas, que resultou em 5 artigos que se enquadram nos critérios de inclusão e atenderam ao objetivo traçado. RESULTADOS: Percebeu-se que o enfermeiro desempenha uma função imprescindível no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil em virtude do reconhecimento precoce dos fatores de risco relacionados as diversas etapas desse ciclo vital que podem culminar em atraso no desenvolvimento, associados a desnutrição, à pobreza, tais como restrições alimentares, de bens de consumo e serviços, estímulos psicossociais insuficientes e condições perinatais desfavoráveis. Destaca-se ainda sua atuação na avaliação dos aspectos biológicos, psíquicos, cognitivos, ambientais, socioeconômicos e culturais, por meio dos quais a criança vai adquirindo maior aptidão para mover-se, coordenar, sentir, pensar e interagir. CONCLUSÃO: As atividades do enfermeiro no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil são essenciais para os cuidados de saúde e educação em saúde, contribuindo para promoção da saúde, prevenção de agravos e intervenções precoces e oportunas para crianças e suas famílias, rumo à prática avançada de enfermagem com foco na vigilância à saúde. Portanto, é imprescindível que o enfermeiro consiga visualizar os problemas de saúde da criança, por meio da consulta de enfermagem, para planejar ações que possam impactar a saúde da população infantil.

     

  • Palavras-chave
  • Saúde da criança; Enfermagem; Assistência integral a saúde.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Enfermagem Pediátrica
Voltar

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.

  • Enfermagem Cardiológica
  • Enfermagem Neonatal
  • Enfermagem Pediátrica
  • Enfermagem Terapia Intensiva
  • Enfermagem em Urgência e Emergência
  • Enfermagem em Controle de Infecção
  • Ciências e Tecnologia em Saúde
  • Saúde Experimental

Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695

Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN) 
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN) 

Periodicidade
Publicação Anual  

Idioma 
Língua Portuguesa (Português do Brasil)

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

 

 

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

I CONECI  (anais clique aqui)