FERRAMENTAS DE APLICABILIDADE DO ENSINO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PARA ADOLESCENTES E JOVENS ADULTOS NO ÂMBITO ESCOLAR

  • Autor
  • JULIANA MARIA DA SILVA
  • Co-autores
  • LORENA ALENCAR SOUSA , GLEYCIANE DUARTE DE SOUZA , JOSÉ LUCIO DE SOUZA MACÊDO
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO: Partindo do pressuposto de que qualquer pessoa possa ofertar atendimento em primeiros socorros, seja qual for o meio que se estabeleça a intercorrência, faz-se necessário que haja capacitações eficazes para a comunidade em geral, bem como para a comunidade acadêmica adolescente e jovem-adulta, tendo neste meio, uma incidência aumentada de intercorrências com fatalidade, afim de prevenir possível agravamento de quadros deficitários de saúde ocasionados de forma abrupta pelas mais variadas causas, dentro de instituições de ensino. OBJETIVO: Retratar a utilização de ferramentas de aplicação da educação em urgência e emergência para estudantes adolescentes e jovens adultos em âmbito escolar. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, usando os descritores em ciências da saúde: educação em saúde, primeiros socorros, serviços de saúde escolar, tendo como critérios de inclusão dos estudos que comportaram a amostragem: Artigos publicados em um recorte temporal de cinco anos, compreendendo o período de 2014 a 2018, indexados nas plataformas digitais: Medical Literature and Retrivial System on Line (MEDLINE), Base de Dados em Enfermagem (BDENF) e Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), nos idiomas: português, inglês e espanhol. Foram utilizados artigos na íntegra, disponíveis em meio eletrônico. Sendo excluídos os artigos que não estejam disponíveis gratuitamente, duplicados e que não abordassem a temática proposta. Foram encontrados 55 estudos. Após utilização dos critérios supracitados foram selecionados 9 artigos, dentre os quais 1 era duplicata e 2 não abordaram a temática estabelecida, totalizando 6 estudos para compor a amostragem. RESULTADOS: Pela observação dos aspectos analisados, constatou-se que há um impacto positivo das intervenções educativas, direcionadas a população acadêmica, contudo há-se a necessidade de utilizar ferramentas próprias de aplicação deste ensino, uma vez que é necessário cativar a atenção dos estudantes e de garantir a absorção do conteúdo exposto a este, logo é imprescindível que se faça uso de metodologias ativas para aplicação da educação em saúde voltada ao ensino em urgência e emergência, bem como há necessidade de uma educação continuada, a fim de aprimorar e auxiliar na fixação desses conteúdo. Ação está possível, através da implementação de ações contínuas, como projetos de agregação de alunos para e a realização de coleta de sugestões de assuntos alvo de indagações para que seja ofertado conteúdo que auxilie na tomada de decisão em casos de urgência e emergência, bem como é esta, uma forma de avaliar a eficácia do ensino, além de promover uma interação entre o educador e o educando, elevando desta forma, o nível de aprendizado e consequentemente as fatalidades e agravos provenientes de incidentes urgentes e emergenciais que possam ocorrer em ambiente escolar. CONCLUSÃO: Dado o exporto, é perceptível a magnitude de ensinar e disseminar práticas de assistência em incidentes com cunho de urgência e emergência em âmbito escolar e que este, seja realizado a partir de ferramentas estratégicas que assegurem a eficácia de tal educação em saúde, mediante intuito de minimizar as complicações advindas de intercorrências em meio escolar.

  • Palavras-chave
  • Educação em saúde; Primeiros socorros; Serviços de saúde escolar.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ciências e Tecnologia em Saúde
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Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN) 
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Publicação Anual  

Idioma 
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