Introdução: Segundo a 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial (2016) a crise hipertensiva (CH) é classificada pela elevação rápida e sintomática da pressão arterial (PA), e quando o valor da pressão diastólica (PAD) excede 120 mmHg. Os termos urgência hipertensiva (UH) e emergência hipertensiva (EH) é uma classificação ativa da CH. Na UH não há lesão de órgão alvo (LOA) e pode ser tratada com medicamentos via oral e reduzida em até 24 horas. Já a EH, por sua vez, é caracterizada como uma situação clínica sintomática em que há elevação acentuada da PA com LOA, nesse caso a PA deve ser reduzida, em minutos ou algumas horas, não obrigatoriamente a níveis normais, por meio de medicações parenterais (QUEIROX; DANIEL; PEDROSA; VEIGA, 2018). Objetivo: Analisar na literatura os cuidados imediatos do profissional enfermeiro ao paciente na crise hipertensiva ao dar entrada na urgência e emergência dos hospitais. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura onde foi realizada uma busca na base de dados biblioteca virtual em saúde, scielo, lilacs, com os descritores: Hipertensão Arterial, Assistência de Enfermagem, Urgência e Emergência. Resultados: As urgências e emergências hipertensivas exige um reconhecimento rápido, regulamentada pela Resolução COFEN 423/2012, sendo esta uma atribuição privativa do mesmo, para isso esse profissional deve ser capacitado para reconhecer sinais e sintomas do quadro clínico (ASSIS TEIXEIRA; OSELAME; NEVES, 2014). Os cuidados de enfermagem prestados durante tratamento inicial das CH estão direcionados a verificação de sinais vitais, realização da anamnese pela obtenção das queixa e histórico do paciente, o exame físico deve ser objetivo, com ênfase na mensuração correta da PA, frequência cardíaca e respiratória, a ausculta cardíaca, e a ausculta pulmonar, verificasse também a saturação de oxigênio, e o nível de consciência, bem como, puncionar um acesso venoso periférico de grosso calibre, realizar a monitorização cardíaca, instalação de oxigênio suplementar, e a avaliação clínica inicial junto à equipe multiprofissional aborda os cuidados imediatos prestados ao paciente com CH (BORTOLOTTO; SILVEIRA; FERNANDO; MARTIN, 2018; QUEIROX; DANIEL; PEDROSA; VEIGA, 2018). Conclusão: cabe ao enfermeiro ter conhecimentos e habilidades para lidar com as especificidades da prática da uh e eh, bem como também, liderar a equipe de enfermagem observa os níveis de risco, ter conhecimento dos principais procedimentos para com o paciente, para assim nortear sua assistência de enfermagem.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)