Introdução: O Método Canguru é um modelo de atenção perinatal voltado para a atenção qualificada e humanizada que reúne estratégias de intervenção biopsicossocial com uma ambiência que favoreça o cuidado ao recém-nascido e à sua família (BRASIL, 2017. p.23). Objetivo: Evidenciar os benefícios do método canguru aos recém-nascidos Pré-termo na unidade de terapia intensiva neonatal. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura onde foi realizada uma busca na base de dados Biblioteca Virtual em Saúde, SCIELO, LILACS, literatura cinzenta, base ministeriais entre outros. Com os descritores: Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, Cuidados de Enfermagem e Recém-nascido Prematuro. Resultados: Segundo o relatório da Organização Mundial de Saúde – OMS em 2018 a mortalidade neonatal caiu de 37 a cada 1.000 nascidos vivos, em 1990, para 19 a cada 1.000 nascidos vivos em 2016. Isso ocorreu devido à criação da Norma de Atenção Humanizada ao Recém?Nascido de Baixo Peso – Método Canguru, que estabelece princípios, conceitos e comportamentos a ser seguidos e executados pelos estabelecimentos e profissionais de saúde. Este método é desenvolvido em três etapas, a primeira é a utilização do método na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e/ou Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN), a segunda etapa são nas unidades canguru ou alojamento conjunto canguru e a terceira, após a alta hospitalar, são nos ambulatórios de seguimento, ou seja, canguru domiciliar. Os principais benefícios resultantes da utilização do método canguru são: O aumento do vínculo mãe/pai e filho, redução do tempo de separação; Possibilita maior competência e confiança dos pais no cuidado do seu filho, inclusive após a alta hospitalar; Estimula o aleitamento materno, permitindo maior frequência, precocidade e duração; Possibilita ao recém-nascido adequado controle térmico; Contribui para a redução do risco de infecção hospitalar; Reduz o estresse e a dor; Propicia melhor relacionamento da família com a equipe de Saúde; Favorece ao recém-nascido uma estimulação sensorial protetora em relação ao seu desenvolvimento integral; Melhora a qualidade do desenvolvimento neuropsicomotor. Conclusão: Levando em consideração todos os benefícios para o recém-nascido que o método trás e a sua simplicidade e praticidade o vínculo que é estabelecido entre o bebê e seus pais é muito forte. É um método ainda não muito conhecido e apresentado às mães durante o pré-natal e pós-parto pelos profissionais de saúde, sendo a enfermagem a classe profissional em que está mais próxima a família cabe a ela além de estar presente dando sua assistência também orientar as famílias sobre os métodos não farmacológicos e seus benefícios para o recém-nascido. A pesquisa foi realizada com bastante dificuldade pela pouca quantidade de artigos que explanem sobre o assunto, salientando assim a importância da realização de novas pesquisas na área.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)