Benefícios do Método Canguru aos Recém-nascidos Pré-termo na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

  • Autor
  • Brenda Ariel Pereira da Silva
  • Co-autores
  • Isabela Silva do Vale , Nádia Cruz das Chagas Miranda , Tamires Farias de Azevedo , Andressa Mônica Gomes Fernandes
  • Resumo
  • Introdução: O Método Canguru é um modelo de atenção perinatal voltado para a atenção qualificada e humanizada que reúne estratégias de intervenção biopsicossocial com uma ambiência que favoreça o cuidado ao recém-nascido e à sua família (BRASIL, 2017. p.23). Objetivo: Evidenciar os benefícios do método canguru aos recém-nascidos Pré-termo na unidade de terapia intensiva neonatal. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura onde foi realizada uma busca na base de dados Biblioteca Virtual em Saúde, SCIELO, LILACS, literatura cinzenta, base ministeriais entre outros. Com os descritores: Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, Cuidados de Enfermagem e Recém-nascido Prematuro. Resultados: Segundo o relatório da Organização Mundial de Saúde – OMS em 2018 a mortalidade neonatal caiu de 37 a cada 1.000 nascidos vivos, em 1990, para 19 a cada 1.000 nascidos vivos em 2016. Isso ocorreu devido à criação da Norma de Atenção Humanizada ao Recém?Nascido de Baixo Peso – Método Canguru, que estabelece princípios, conceitos e comportamentos a ser seguidos e executados pelos estabelecimentos e profissionais de saúde. Este método é desenvolvido em três etapas, a primeira é a utilização do método na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e/ou Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN), a segunda etapa são nas unidades canguru ou alojamento conjunto canguru e a terceira, após a alta hospitalar, são nos ambulatórios de seguimento, ou seja, canguru domiciliar. Os principais benefícios resultantes da utilização do método canguru são: O aumento do vínculo mãe/pai e filho, redução do tempo de separação; Possibilita maior competência e confiança dos pais no cuidado do seu filho, inclusive após a alta hospitalar; Estimula o aleitamento materno, permitindo maior frequência, precocidade e duração; Possibilita ao recém-nascido adequado controle térmico; Contribui para a redução do risco de infecção hospitalar; Reduz o estresse e a dor; Propicia melhor relacionamento da família com a equipe de Saúde; Favorece ao recém-nascido uma estimulação sensorial protetora em relação ao seu desenvolvimento integral; Melhora a qualidade do desenvolvimento neuropsicomotor. Conclusão: Levando em consideração todos os benefícios para o recém-nascido que o método trás e a sua simplicidade e praticidade o vínculo que é estabelecido entre o bebê e seus pais é muito forte. É um método ainda não muito conhecido e apresentado às mães durante o pré-natal e pós-parto pelos profissionais de saúde, sendo a enfermagem a classe profissional em que está mais próxima a família cabe a ela além de estar presente dando sua assistência também orientar as famílias sobre os métodos não farmacológicos e seus benefícios para o recém-nascido. A pesquisa foi realizada com bastante dificuldade pela pouca quantidade de artigos que explanem sobre o assunto, salientando assim a importância da realização de novas pesquisas na área.

  • Palavras-chave
  • Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, Cuidados de Enfermagem e Recém-nascido Prematuro.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Enfermagem Neonatal
Voltar

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.

  • Enfermagem Cardiológica
  • Enfermagem Neonatal
  • Enfermagem Pediátrica
  • Enfermagem Terapia Intensiva
  • Enfermagem em Urgência e Emergência
  • Enfermagem em Controle de Infecção
  • Ciências e Tecnologia em Saúde
  • Saúde Experimental

Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695

Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN) 
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN) 

Periodicidade
Publicação Anual  

Idioma 
Língua Portuguesa (Português do Brasil)

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

 

 

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

I CONECI  (anais clique aqui)