INTRODUÇÃO: A primeira infância é uma fase marcada por intensos processos de desenvolvimento, sendo necessário cuidados para evitar acidentes. A idade e o desenvolvimento psicomotor são fatores predisponentes para lesões em potencial, como: quedas, queimaduras, aspiração de corpos estranhos ou envenenamento, já que a partir do primeiro ano de vida a criança começa a adquirir independência e a aumentar a curiosidade, em especial por objetos coloridos. Os acidentes na infância são uma questão crítica de saúde, pois podem ocasionar morbimortalidade. A prevenção é a melhor forma de reduzir a morbimortalidade infantil por acidentes. OBJETIVO: Avaliar as contribuições de enfermagem na prevenção de acidentes domésticos na primeira infância. METODOLOGIA: Estudo de revisão de literatura realizado em 2019 a partir do portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e da biblioteca eletrônica Scientific Electronic Library Online, nas bases LILACS E BDENF com os seguintes descritores: Enfermagem; Acidentes domésticos; Crianças. Foram critérios de seleção das fontes: artigos científicos disponíveis na íntegra, nos últimos oito anos, no idioma português, que se reportasse a questão de pesquisa. Foram identificados 12 referências, sendo que apenas 4 atendiam aos critérios. RESULTADOS: A residência é considerada um lugar relativamente seguro, assim, a supervisão e os níveis de proteção são diminuídos, havendo agravantes referentes a acidentes infantis. É imprescindível citar que a cozinha é o local que oferece mais periculosidades, devido a presença de diversos objetos que podem ocasionar acidentes. Há uma prevalência de acidentes sobre o sexo masculino na faixa etária de um e cinco anos, seja por fatores comportamentais ou pela maior liberdade proporcionada aos meninos. A enfermeira, como profissional que acompanha o desenvolvimento infantil, deve orientar os cuidadores na prevenção dos acidentes domésticos tanto nas consultas de puericultura, quanto nas visitas domiciliares. Orientar os pais ou responsáveis é uma forma de prestar um cuidado adequado e de qualidade, contribuindo desta forma para uma melhor qualidade de vida. CONCLUSÃO: A falta de conhecimento ou de vigilância geram consequências irremediáveis, em detrimento de expor a vítima, principalmente no ambiente em que ela passa a maior parte do tempo: a residência. Desta forma, a orientação para a prevenção dos acidentes na primeira infância é extremamente importante para reduzir a morbimortalidade por essas causas, tendo a enfermeira um papel essencial nesta orientação e acompanhamento.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)