O USO DA ESCALA DE BRADEN PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM: EM PACIENTES NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA.

  • Autor
  • Thamara Nunes de Oliveira
  • Co-autores
  • Andréa Daniele de Sousa , Elson Dantas da Costa Junior
  • Resumo
  •  

    O USO DA ESCALA DE BRADEN PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM: EM PACIENTES NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA.

    Faculdade São Francisco da Paraíba

    Thamara Nunes De Oliveira; Andréa Daniele de Sousa; Elson Dantas da Costa Junior; Rayrla Cristina de Abreu Temoteo: Orientadora.

     

    INTRODUÇÃO: As lesões por pressão representam um importante problema de saúde em pacientes hospitalizados, podendo causar transtornos físicos e emocionais para o paciente, influenciando também a morbidade e mortalidade. Sendo os pacientes restritos ao leito, os mais vulneráveis. Para evitar o desenvolvimento das lesões por pressão é importante à utilização de instrumentos de avaliação de risco. Com a implementação da Escala de Braden, é possível diminuir os riscos iminentes pelas suas características definidoras, preservando a integridade da pele total ou parcial. Os scores fornecem seis parâmetros para a avaliação, através das suas subscalas: percepção sensorial, umidade, atividade, mobilidade, nutrição e cisalhamento. OBJETIVO: Destacar o uso da Escala de Braden, em unidades de terapia intensiva, como medidas preventivas de lesões por pressão em pacientes restritos ao leito. MATERIAL E MÉTODO: Trata-se de um estudo de revisão integrativa, mediante artigos científicos indexados na base de dados Google acadêmico. A busca foi realizada em artigos e livros, no período de março a abril de 2019, tendo como critério de inclusão a abordagem ao tema pesquisado, sendo utilizados termos associados à lesão por pressão e escala de Braden, para o levantamento. RESULTADOS: Foram localizados aproximadamente 937 títulos, publicados entre 2010 e 2018, sendo selecionados 2 artigos para discussão. Com forme foi observado que se torna imprescindível o uso de escala pela equipe de enfermagem, como critério de segurança para melhorar a atenção prestada aos pacientes. A avaliação da escala possibilita a identificação do nível de risco em que o paciente se encontra, considerando o desenvolvimento de ações para a sua prevenção, e consequentemente diminuir a quantidade de pacientes com esse tipo de lesão no processo de hospitalização. CONCLUSÃO: Conclui-se que é indispensável à qualificação da equipe de enfermagem quanto à utilização do uso da escala, possibilitando classificar predisposições para o desenvolvimento de uma lesão por pressão. Com o objetivo principal de manter a pele íntegra do paciente evitando complicações, que podem retardar a sua recuperação ou até mesmo acarretar a disseminação de uma sepse, podendo levar a óbito.

     

    PALAVRAS - CHAVE: Prevenção, Cuidados, lesão por pressão, scores.

     

               

    REFERÊNCIAS

     

    COSTA, Cristiane Ribeiro, BOUÇÃO, Daniela Maria, COSTA, Laís Moreira. Escala de braden: a importância da avaliação do risco de úlcera de pressão em pacientes em uma unidade de terapia intensiva. Revista cientifica de enfermagem. V.6, n.17, 2016.

     

    ROCHA, J.A. Abordagem terapêutica das úlceras de pressão – intervenções baseadas na evidencia. Artigo de revisão. Páginas 29-38, 2006.

     

    SILVA, R.C.L. et al. Feridas fundamentos e atualizações em enfermagem. 3. Ed. Rev. e ampliada. São Caetano do Sul, SP: Yendis Editora, 2011.  

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Prevenção, Cuidados, lesão por pressão, scores .
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Enfermagem Terapia Intensiva
Voltar

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.

  • Enfermagem Cardiológica
  • Enfermagem Neonatal
  • Enfermagem Pediátrica
  • Enfermagem Terapia Intensiva
  • Enfermagem em Urgência e Emergência
  • Enfermagem em Controle de Infecção
  • Ciências e Tecnologia em Saúde
  • Saúde Experimental

Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695

Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN) 
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN) 

Periodicidade
Publicação Anual  

Idioma 
Língua Portuguesa (Português do Brasil)

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

 

 

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

I CONECI  (anais clique aqui)