PERCEPÇÃO DAS MÃES ACERCA DOS CUIDADOS COM O RECEM NASCIDO EM FOTOTERAPIA EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL

  • Autor
  • Sara Beatriz Feitoza Ricardino
  • Co-autores
  • Diego Ravelly dos Santos Callou; , Raíza Amanda Gonçalves de Souza , Suiane Maria Mendes do Nascimento
  • Resumo
  •  

    Introdução: A icterícia neonatal é causada por níveis elevados de bilirrubina no sangue, resultante da imaturidade das funções do fígado e destruição das hemácias do recém-nascido, é basicamente caracterizada pela coloração amarelo-laranja na pele, esclera e outros tecidos. A fototerapia é o tratamento indicado para esses casos, no entanto, além do tratamento do paciente é importante compreender a percepção e angustia das mães das crianças submetidas a este procedimento, para possibilidades de intervenção. Objetivo: compreender a percepção das mães acerca dos cuidados com o recém-nascido submetido a fototerapia em unidade de terapia intensiva. Metodologia: Revisão Integrativa de literatura, realizada do mês de fevereiro a março de 2019 nas bases de dados: Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SCIELO) Banco de Dados em Enfermagem (BDENF) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE). Utilizando como descritores mediados pelos operadores de busca respectivamente: “uti neonatal” AND fototerapia AND neonato AND educação em saúde. Como critérios de inclusão optou-se por artigos originais publicados nos últimos 5 anos (2014, 2015, 2016, 2017 e 2018), nos idiomas: inglês, português e espanhol. Sendo excluídos estudos realizados com animais, duplicados, pagos e estudos do tipo: monografia, revisão de literatura, cartas ao leitor e afins. Foram encontrados 18 artigos, no entanto apenas 5 contemplavam os objetivos do estudo. Resultados: Um dos artigos relata que algumas mães são capazes de conceituar e identificar a fototerapia empiricamente, enquanto outras ao menos entendem o porquê da realização do tratamento e evidente déficit de conhecimento. Outro aponta que o nível de escolaridade é um fator que pode gerar dificuldade de compreensão e surgimento de sentimentos negativos relacionados ao tratamento, porém acreditavam na eficácia do tratamento devido as mudanças na coloração da pele de seus filhos. Outro autor relata que devido ao baixo conhecimento materno, algumas relatam praticas da própria cultura, como o banho de sol, o que geralmente não leva a um desfecho ruim, pois os profissionais não passam segurança quando ofertam informações acerca desta intervenção, o que dificulta a confiança e contribuição durante o processo. Outros autores ressaltam que há uma grande preocupação por parte das mães em relação ao tempo de internação devido ao tratamento e que mães com filhos em unidade de terapia intensiva estão sob alto risco de depressão e ansiedade. Conclusão: ao longo do trabalho, tornou-se evidente que existe uma espécie de falha na comunicação e repasse de informações completas e adequadas entre os profissionais e as genitoras, o foco do cuidado está apenas no recém-nascido. O que pode gerar conflitos de sentimentos para as mães.

     

  • Palavras-chave
  • Unidade de terapia intensiva neonatal, fototerapia e educação em saúde
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Enfermagem Neonatal
Voltar

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.

  • Enfermagem Cardiológica
  • Enfermagem Neonatal
  • Enfermagem Pediátrica
  • Enfermagem Terapia Intensiva
  • Enfermagem em Urgência e Emergência
  • Enfermagem em Controle de Infecção
  • Ciências e Tecnologia em Saúde
  • Saúde Experimental

Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695

Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN) 
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN) 

Periodicidade
Publicação Anual  

Idioma 
Língua Portuguesa (Português do Brasil)

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

 

 

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

I CONECI  (anais clique aqui)