INTRODUÇÃO: O enfermeiro que atua na emergência apresenta papel relevante, necessitando desenvolver a capacidade de liderança e organização do ambiente assistencial (SANTOS et al., 2016). Sua formação acadêmica precisa centrar-se na aquisição dessas habilidades, entretanto, o aprendizado baseado em técnicas passivas comprovadamente diminui a assimilação de conhecimento (FIGUEIREDO, 2014; BRANDÃO et al., 2013). O uso da simulação realística pode ser entendido como uma técnica que visa aproximar a realidade da assistência em saúde por meio da replicação de cenários de cuidados ao paciente, envolvendo o gerenciamento de crises e raciocínio clínico em situações críticas (BRANDÃO et al., 2013). Permite aos profissionais, o desempenho prático e a aquisição de habilidades em ambiente seguro (BARRETO et al., 2014). As metodologias ativas estão alicerçadas no princípio da autonomia tendo como principal objetivo a transformação da realidade por meio do conhecimento, com valorização dos atores no processo de construção coletiva. A utilização das simulações realísticas possibilita a liberdade no processo de pensar e no trabalho em equipe (FERNANDES et al., 2014). OBJETIVO: Este estudo objetivou analisar a relevância do uso de simulações realísticas para o treinamento dos enfermeiros atuantes na Emergência. METODOLOGIA: Tratou-se de revisão integrativa, realizada em abril de 2019, nas plataformas Scientific Electronic Library Online e google acadêmico. Os descritores em ciências da saúde utilizados foram: Educação em saúde e Atendimento de emergência e Enfermagem, sendo utilizados os seguintes filtros: coleções (Brasil), idioma (português), ano de publicação (2012-2019), Área temática (Enfermagem), Tipo de literatura (artigo) e texto completo disponível. Inicialmente foram encontradas 298 publicações. Após utilização dos filtros, observou-se 123 artigos. Após leitura seletiva, foram descartados 116 artigos, restando 07 que compuseram a amostra. RESULTADOS: A simulação melhora a capacidade de aprendizado e treinamento e amplia a correlação entre teoria e prática por parte dos enfermeiros da emergência, conforme evidência de Barreto et al. (2014). Fernandes et al. (2014) e Ferreira et al. (2018) salientam que a utilização das metodologias ativas para o processo de ensino e aprendizagem é considerada satisfatória. A simulação realística contribui para a formação de enfermeiros mais críticos, reflexivos e preparados para a atuação real. O uso de técnicas de simulação melhora as habilidades e competências técnicas, tem papel importante no aspecto ético-legal e na segurança do paciente (FIGUEIREDO, 2014). Novos estudos precisam ser realizados e divulgados para fornecer evidências concretas e efetivas sobre a real retenção de conhecimento. CONCLUSÃO: O treinamento, por meio da utilização da simulação realística, beneficia os enfermeiros atuantes na emergência e os pacientes assistidos, possibilitando a atualização dos conhecimentos, ampliando a segurança na tomada de decisão bem como a prestação de cuidados de forma mais rápida e eficaz.
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Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
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