INFECÇÕES DO TRATO URINÁRIO RELACIONADAS AO CATETER VESICAL DE DEMORA EM PACIENTES HOSPITALIZADOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

  • Autor
  • Barbara Vitória dos Santos Torres
  • Co-autores
  • Jislene Santos Silva , Lindynês Amorim de Almeida , Rillary Caroline de Melo Silva , Ana Carolina Santana Vieira
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO: As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) apontam um grande problema de saúde pública no Brasil. Tais infecções são decorrentes da inovação de procedimentos terapêuticos e exames de diagnóstico cada vez mais invasivos em doentes vulneráveis, favorecendo assim a transmissão de microrganismos hospitalares. A infecção do trato urinário (ITU) é umas das Infecções mais frequentes no ambiente hospitalar (38,5-40%) e um fator predisponente é o uso de sonda vesical (70-88%). A bacteriúria assintomática em pacientes que fazem uso de cateteres varia de 70 a 98%, porém a frequência de infecção sintomática do trato urinário, varia de 10 a 35%, sendo maior em pacientes com cateteres de demora, se comparados aos que fazem uso de cateterismo de alívio. Contudo, faz-se necessário que sejam adotadas corretamente medidas de biossegurança para o controle de infecções em pacientes hospitalizados com o uso de sonda vesical de demora, os quais já estão susceptíveis devido ao procedimento. OBJETIVOS: Informar o que a literatura tem publicado sobre a relação entre infecções do trato urinário ao cateter vesical de demora em pacientes hospitalizados.  METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão narrativa de literatura realizada em 2019 a partir de artigos selecionados no Google acadêmico, biblioteca eletrônica Scientific Electronic Library Online (Scielo) e no portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), nas bases MEDLINE E LILACS com os seguintes descritores: Infecção hospitalar; Trato Urinário; Cateterismo; Enfermagem; Biossegurança. Nesse caso, foram critérios de seleção das fontes: artigos científicos disponíveis na íntegra, publicados no período de 2010 a 2018, no idioma português e que tratem sobre o tema em questão. Foram encontrados 19 produções, sendo que 4 atendiam ao objetivo da pesquisa. RESULTADOS: Mediante os artigos encontrados é notável que a razão essencial para a complicação da ITU em pacientes hospitalizados é a presença do cateter vesical de demora. Alguns fatores predisponentes para essas infecções são: a indicação da cateterização, técnica imprópria de lavagem das mãos, execução inapropriada das técnicas de inserção e de assepsia e a permanência a longo prazo da sonda vesical de demora. Ademais, a anatomia feminina também facilita a ITU, visto que o canal uretral é menor -em comparação com a masculina-, e está mais próximo do canal anal. CONCLUSÃO: A finalidade do controle de infecções urinárias relacionadas ao uso do cateter vesical de demora é atenuar os riscos para a saúde do cliente no ambiente hospitalar, principalmente, devido a provável existência de bactérias com grande plasticidade genética e aliada a fatores externos é possível o aumento do diagnóstico clínico, o qual pode desencadear bacteremias ou sepse. Com isso, é imprescindível a presença de investimentos na educação continuada para profissionais de saúde com o fito de informar sobre a importância da cadeia asséptica.

  • Palavras-chave
  • Infecção urinária, Cateterismo, Cuidados de Enfermagem, Biossegurança.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Enfermagem em Controle de Infecção
Voltar

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.

  • Enfermagem Cardiológica
  • Enfermagem Neonatal
  • Enfermagem Pediátrica
  • Enfermagem Terapia Intensiva
  • Enfermagem em Urgência e Emergência
  • Enfermagem em Controle de Infecção
  • Ciências e Tecnologia em Saúde
  • Saúde Experimental

Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695

Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN) 
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN) 

Periodicidade
Publicação Anual  

Idioma 
Língua Portuguesa (Português do Brasil)

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

 

 

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

I CONECI  (anais clique aqui)