INTRODUÇÃO: As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) apontam um grande problema de saúde pública no Brasil. Tais infecções são decorrentes da inovação de procedimentos terapêuticos e exames de diagnóstico cada vez mais invasivos em doentes vulneráveis, favorecendo assim a transmissão de microrganismos hospitalares. A infecção do trato urinário (ITU) é umas das Infecções mais frequentes no ambiente hospitalar (38,5-40%) e um fator predisponente é o uso de sonda vesical (70-88%). A bacteriúria assintomática em pacientes que fazem uso de cateteres varia de 70 a 98%, porém a frequência de infecção sintomática do trato urinário, varia de 10 a 35%, sendo maior em pacientes com cateteres de demora, se comparados aos que fazem uso de cateterismo de alívio. Contudo, faz-se necessário que sejam adotadas corretamente medidas de biossegurança para o controle de infecções em pacientes hospitalizados com o uso de sonda vesical de demora, os quais já estão susceptíveis devido ao procedimento. OBJETIVOS: Informar o que a literatura tem publicado sobre a relação entre infecções do trato urinário ao cateter vesical de demora em pacientes hospitalizados. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão narrativa de literatura realizada em 2019 a partir de artigos selecionados no Google acadêmico, biblioteca eletrônica Scientific Electronic Library Online (Scielo) e no portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), nas bases MEDLINE E LILACS com os seguintes descritores: Infecção hospitalar; Trato Urinário; Cateterismo; Enfermagem; Biossegurança. Nesse caso, foram critérios de seleção das fontes: artigos científicos disponíveis na íntegra, publicados no período de 2010 a 2018, no idioma português e que tratem sobre o tema em questão. Foram encontrados 19 produções, sendo que 4 atendiam ao objetivo da pesquisa. RESULTADOS: Mediante os artigos encontrados é notável que a razão essencial para a complicação da ITU em pacientes hospitalizados é a presença do cateter vesical de demora. Alguns fatores predisponentes para essas infecções são: a indicação da cateterização, técnica imprópria de lavagem das mãos, execução inapropriada das técnicas de inserção e de assepsia e a permanência a longo prazo da sonda vesical de demora. Ademais, a anatomia feminina também facilita a ITU, visto que o canal uretral é menor -em comparação com a masculina-, e está mais próximo do canal anal. CONCLUSÃO: A finalidade do controle de infecções urinárias relacionadas ao uso do cateter vesical de demora é atenuar os riscos para a saúde do cliente no ambiente hospitalar, principalmente, devido a provável existência de bactérias com grande plasticidade genética e aliada a fatores externos é possível o aumento do diagnóstico clínico, o qual pode desencadear bacteremias ou sepse. Com isso, é imprescindível a presença de investimentos na educação continuada para profissionais de saúde com o fito de informar sobre a importância da cadeia asséptica.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)