INTRODUÇÃO: O Colapso materno é um evento incomum, pouco estudado, que ameaça de modo iminente a vida da gestante e de seu concepto. A principal causa de colapso em gestantes é a hemorragia devido a uma série de fatores, de maneira que quando há uma dificuldade para identificar a causa do colapso deve-se pensar que pode existir uma hemorragia oculta. Outras causas possível são: Toxemia, Tromboembolismo pulmonar, cerebral, Embolia de liquido Amniótico, Doenças cardíacas, Sepse e anafilaxia. perfazendo-se necessária á ressuscitação cardiopulmonar RCP de qualidade para um bom prognóstico para a gestante e seu concepto. OBJETIVO: Analisar nas literaturas refente a temática colapso materno condutas preconizadas em gestantes em colapso, agregando conhecimentos desde as interferências causadas pelas alterações fisiológicas da gravidez até as condutas de suporte básico e avançado de vida. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão de literatura, utilizando-se as plataformas (LILACS) (SciELO), empregando-se os seguintes unitermos: embolia do líquido amniótico, parada cardíaca, colapso materno e reanimação na gravidez. Foram encontrados 20 artigos , com o recorde temporal nos anos de 2009 à 2014. Com os devidos critérios de inclusão e exclusão foram filtrados 15 artigos sendo excluidos 5 que não abordavam a temática central proposta. RESULTADOS: Observou-se que se faz necessário a assistência da enfermagem durante o colapso materno, ao culminar com redução ou ausência do nível de consciência, se não tratado de modo rigoroso e pontual a fim de prover reanimação da grávida, podendo determinar morte materna. Por isso a importância de avaliação dos possíveis sinais de diagnóstico precoce quanto ao choque, reação vagal, hemorragia obstétrica ou não obstétrica, anafilaxia; Sepse grave e a inversão uterina aguda. Alterações metabólicas/drogas, Intoxicação por sulfato de magnésio e hipoglicemia. Alteração aguda do SNC, Eclampsia e AVC hemorrágico. Hemorragia oculta, Retenção de coágulos intra-uterinos; ruptura hepática e/ou outro órgão; hematoma retroperitonial pós cesariana . CONCLUSÃO: A assistência de enfermagem é de extrema importância frente a está urgência obstétrica na qual ações imediatas são fundamentais, já que a condução inicial modifica o prognóstico. Realizar o atendimento deve sempre ser integral e padronizado tendo em vista que os profissionais assistencialistas que atende emergências e/ou gestantes precisam estar preparados através de treinamentos e padronização de condutas. Tendo como prioridade a reanimação materna e todos os protocolos de reanimação e eletrocardioversão como também as possíveis intervenções a serem realizadas mediante a este cenário pressuposto.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)