Objetivo: Verificar a predominância da Síndrome de Burnout (SB) entre os docentes enfermeiros intensivistas, examinar os fatores de risco psicossocial, bem como possíveis ações preventivas. Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura nacional e internacional de cunho descritivo, com seleção de artigos publicados entre os anos de 1998 a 2019 recentes em sítios virtuais relacionados com o objetivo geral e específico deste trabalho. Foram utilizados com base de dados de dados online PUBMED, LILACS, Biblioteca Virtual do BVS/MS, SCIELO, que consiste em uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos nacionais e internacionais. Resultados foram encontrados 102 artigos, a maioria relacionando a SB entre os docentes enfermeiros e profissionais da enfermagem, enfermeiro intensivista, em âmbito universitário e hospitalar . Conclusão: O Brasil é o segundo país do mundo com níveis de estresse crônico em que os trabalhadores sofrem da SB e não sabem. A docência foi considerada a primeira profissão com maior risco e a enfermagem a segunda profissão como fator de risco para desencadear a SB, portanto o docente enfermeiro intensivista tem maior predominância ao desenvolvimento da SB, requer das instituições públicas e privadas promoção e prevenção mais cuidadosa, para evitar o estresse crônico que provoca exaustão, cinismo e ineficácia, sofrimento físico e mental do profissional e o absenteísmo. Métodos preventivos redução da sobrecarga de trabalho para reduzir a exposição prolongada ao esgotamento profissional, valorização profissional, remuneração e a conscientização dos profissionais para melhorar a qualidade de vida.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)