Introdução: As patologias oncológicas são consideradas um problema de saúde pública mundial, sendo necessário e importante que os profissionais da saúde amenizem o sofrimento dos pacientes diagnosticados, ofertando assistência especifica para o os mesmos, bem como para os familiares, buscando alternativas para uma melhor assistência. Na oncologia os profissionais enfermeiros estão na maioria das vezes frente as responsabilidades do processo do cuidar e terapêutico, frequentemente lidando com suas próprias emoções diante do paciente. Objetivo: Identificar os principais cuidados de enfermagem diante às emergências oncológicas. Metodologia: Refere-se por um estudo de revisão integrativa da literatura, onde inicialmente foi selecionado os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) Cuidados de Enfermagem, Emergências e Oncologia. Após realizado a busca na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), cruzados pelo operador booleano AND. Critérios de inclusão: Artigos disponíveis e completos no período de 2014 a 2018; nos idiomas português e inglês. Foram excluídos estudos duplicatas e que não contemplassem a temática. Foram encontrados 106 artigos vinculados as bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) e Banco de Dados em Enfermagem (BDENF), contudo, 6 artigos se adequam aos critérios de inclusão. Resultados: Os artigos apontam que as principais emergências oncológicas são a síndrome de compressão medular, síndrome da veia cava superior, hipercalcemia, síndrome da lise tumoral, extravasamento de quimioterápicos, trombose e embolia, toxicidade pulmonar e trombocitopenia. Um dos artigos mostra que os enfermeiros reforcem suas capacitações e treinamentos em relação as intercorrências no tratamento quimioterápico, já que requer habilidades especializadas; frisando a prevenir por meio da assistência sistematizada da enfermagem a participação terapêutica do paciente. Outro estudo diz que a emergência no tratamento deve ser identificada o mais rápida possível pelo profissional enfermeiro, além disso, seguir protocolo institucionais para estabilidade frente ao quadro clínico do paciente oncológico. A maioria dos pacientes oncológicos apresentam dor, sendo evidenciada como alta prevalência de morte, por 80% não ter controle da mesma. Com isso, destacasse a importância de o enfermeiro reconhecer a dor por sua localização, intensidade, duração e tratamentos disponíveis. Conclusão: Percebe-se que os enfermeiros são essenciais quanto a identificação da sintomatologia, e quanto é necessário o conhecimento e as habilidades frentes as principais emergências oncológicas. E que os enfermeiros ofereceram medidas adequadas de prevenção na administração de drogas antineoplásicas, precavendo extravasamento da mesma. Perante esses conhecimentos, intensificam cada vez mais os profissionais diante das complicações e condutas adequadas.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)