As contribuições de enfermagem durante o pré-natal para a prevenção de sífilis congênita.

  • Autor
  • Maria Jaíne Lira Santos
  • Co-autores
  • Alice Jacinto da Silva , Ana Carolina Santana Vieira
  • Resumo
  •  

    INTRODUÇÃO: A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível que acomete um número elevado de gestantes e que pode ter transmissão vertical para o feto, causando aborto espontâneo, natimorto ou morte perinatal e outras consequências ao neonato. A sífilis congênita ainda é considerada um problema de saúde pública, apesar de ser facilmente diagnosticada e controlada, quando realizado tratamento adequado com a gestante e o parceiro. O pré-natal constitui-se um espaço favorável na prevenção da infecção, tendo a atuação da enfermagem uma relevância significativa na promoção de uma assistência adequada e de qualidade. OBJETIVO: descrever as contribuições da enfermagem na prevenção da sífilis congênita durante a consulta de pré-natal a gestantes diagnosticadas com sífilis. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de revisão narrativa de literatura que teve a busca norteada pela seguinte questão: quais as contribuições da enfermagem na assistência a gestantes com diagnóstico de sífilis para a prevenção da sífilis congênita? A pesquisa bibliográfica foi desenvolvida na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS-BIREME) pela base de dados LILACS E BDENF. A busca procedeu-se em maio de 2019. Utilizou-se para a busca as palavras descritoras “enfermagem”, “sífilis congênita” e “cuidado pré-natal”, e a delimitação temporal foi dos últimos 5 anos. Foram encontrados e selecionados 4 artigos com base nos critérios de inclusão: formato de artigo, texto completo disponível na íntegra, artigos em português e que abordassem a temática. RESULTADOS: a presente pesquisa revelou que é através da consulta de pré-natal realizada pela equipe de enfermagem nas Unidades Básicas de Saúde pela Estratégia Saúde da Família que o enfermeiro contribui na prevenção da transmissão vertical. Essa atuação está respaldada pelo Decreto nº 94.406 de 8 de junho de 1987, onde encontra-se no Art. 8º, inciso II, as atribuições do enfermeiro quanto a assistência prestada às gestantes, parturientes, puérperas e recém-nascidos. Dentre essas atribuições destaca-se o diagnóstico, acompanhado da notificação e da investigação dos casos, assim como o tratamento e acompanhamento sorológico da gestante e de seu parceiro e o aconselhamento através do pré-natal ou de atividades de educação em saúde, proporcionando uma assistência de qualidade e reduzindo os riscos de transmissão vertical. CONCLUSÃO: o estudo revela que os profissionais de enfermagem tem papel importante na prevenção da sífilis congênita, pois evidencia que o nº de casos desta patologia está associado à qualidade na consulta do pré-natal, que é atribuída a equipe de enfermagem. Sendo assim, tendo o diagnóstico precoce como um fator determinante na prevenção de agravos à saúde, cabe ao enfermeiro realizar os procedimentos necessários durante a consulta de pré-natal e adotar medidas que possam minimizar os riscos às gestantes e recém-nascidos.

     

  • Palavras-chave
  • Sífilis congênita, cuidado pré-natal e enfermagem.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Enfermagem em Controle de Infecção
Voltar

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.

  • Enfermagem Cardiológica
  • Enfermagem Neonatal
  • Enfermagem Pediátrica
  • Enfermagem Terapia Intensiva
  • Enfermagem em Urgência e Emergência
  • Enfermagem em Controle de Infecção
  • Ciências e Tecnologia em Saúde
  • Saúde Experimental

Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695

Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN) 
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN) 

Periodicidade
Publicação Anual  

Idioma 
Língua Portuguesa (Português do Brasil)

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

 

 

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

I CONECI  (anais clique aqui)