Introdução: A sepse é uma doença grave e desafiadora representando uma das principais causas de mortes na maioria das Unidades de Terapia intensiva. É uma patologia caracterizada por um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção. Apesar da sua relevância e demanda, ainda existe uma grande falha na sua detecção, para que o tratamento prossiga em tempo hábil e eficaz. Logo é importante investir na sua prevenção e a enfermagem exerce papel muito importante nesta, pois com base em seu atendimento é possível minimizar casos mais graves desta patologia. Objetivo: Analisar a atuação da equipe de enfermagem na prevenção da sepse. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada no mês de abril de 2019 nas bases de dados: Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and. Retrieval System Online (MEDLINE). Utilizado para busca nas bases de dados os descritores: cuidados de enfermagem, Sepse e Prevenção e Controle, mediados pelo o operador booleano: AND. Foram incluídos artigos originais publicados nos últimos 5 anos (2014, 2015, 2016, 2017 e 2018), nos idiomas: inglês e português. Sendo excluídos estudos realizados com animais, duplicados e estudos do tipo: monografia, revisão de literatura, cartas ao leitor e afins. Resultados: Com a busca na base de dados foram encontrados 189 estudos, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, restaram 5. Evidenciou-se nos estudos analisados como principais métodos de prevenção da Sepse: cultura de vigilância; formulário de antibiótico; limpeza e desinfecção adequado do equipamento médico; em crianças, além disso, é ressaltado como prevenção a imunização regular diminuído os riscos. Uma das atribuições do enfermeiro é reconhecer os fatores de riscos que possam desencadear a sepse, para que assim possa traçar planos de intervenção. A enfermagem desenvolve papel de extrema relevância na prevenção da sepse, devido ser o profissional que tem maior contato com o paciente, por isso além da prevenção ele também atua na detecção precoce. Uma estratégia ofertada pelos autores é a implantação de sistemas de alerta precoce que são automatizados, continuamente examinando o prontuário eletrônico e a interface do laboratório, e fornecem uma alerta via e-mail, texto ou ligação oferecendo vantagens para a identificação precoce da sepse. Conclusão: Percebeu-se dentro dos estudos que as ações em sua grande maioria são voltadas para a detecção e pouco direcionadas para prevenção, logo percebeu-se a necessidade de desenvolver técnicas e protocolos afim de melhorar a prevenção precoce da Sepse. Notou-se escassez relacionada a quantidade de publicações voltadas a temática, gerando premência de novos estudos.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)