EFICÁCIA DA TERAPIA POR PRESSÃO NEGATIVA EM LESÃO TEGUMENTAR

  • Autor
  • Renan Alves
  • Co-autores
  • Andressa Mônica Gomes Fernandes
  • Resumo
  •  

    INTRODUÇÃO. A terapia por pressão negativa é uma técnica utilizada para o tratamento de feridas exsudativas e com pouco tecido de granulação, na qual o sistema permitiu a eficiência limpeza na ferida e uma proliferação de tecido granulação significativamente (LIMA; COLTRO; JUNIOR, 2017). Segundo Jones (2016), essa técnica visa diminuir o edema, retirar o excesso de fluídos, minimizar a flora bacteriana no leito da ferida e melhorar a circulação local, o que levaria ao favorecimento do tecido de granulação ou até mesmo a angiogênese e, consequentemente a aceleração do fechamento da ferida. OBJETIVO. Descrever a eficácia da terapia por pressão negativa nos tratamentos das lesões tegumentar. MATERIAL e MÉTODO. Trata-se de uma revisão bibliográfica da literatura, abordado. Para a construção deste estudo, foram utilizadas as seguintes etapas: seleção das questões temáticas; coleta de dados através da base de dados eletrônica, com alguns critérios de inclusão e exclusão para selecionar a amostra; elaboração de um instrumento de coleta com informações de interesses a serem extraídas dos estudos análise crítica amostra; interpretação dos dados e apresentação dos resultados. A busca ocorreu através das bases de dados eletrônicas: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). RESULTADOS. Podendo ser chamada de curativo a vácuo e/ou vacuoterapia. É realizada através de um sistema a vácuo, manipulada pela equipe médica e/ou enfermeiro, em que o procedimento é feito de forma estéril. A vacuoterapia é uma técnica que utiliza um sistema portátil com coletor a vácuo, tubos conectados, filme transparente e espuma de poliuretano, que irá favorecer o tecido de granulação no leito da ferida e a angiogênese através de uma pressão aproximadamente entre 100 à 120mmHg, em casos de feridas pequenas utilizam outro sistema portátil sem coletor com uma pressão de 80mmHg aproximadamente, ambos os sistemas irão obter a mesma linha de tratamento (HOLT; MURPHY, 2015. ALPEQVIST et al., 2017). A terapia por pressão negativa deve ser feita em ferida limpa sem presença de tecido desvitalizado ou depois de adequado desbridamento. Estudos comprovam que a aplicação feita com a vacuoterapia é bastante satisfatória que o tratamento com desbridamento autolitico, ou seja, solução em gel. Geralmente é indicada como último recurso, depois de tentar outras coberturas (PIZZONI et al., 2007). CONCLUSÃO. O enfermeiro necessita do conhecimento para a manipulação correta desta técnica, quando há, espera-se uma recuperação exitosa através da terapia por pressão negativa, porém fatores como, o psicológico, o apoio da família durante o tratamento seja elencado e trabalhado junto com a equipe multidisciplinar para que o paciente tenha consigo total satisfação, pois em alguns casos a vida e o estilo de vida voltam a ser como anteriormente.

     

  • Palavras-chave
  • Tecnologia de saúde, Reabilitação, Cicatrização de feridas.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ciências e Tecnologia em Saúde
Voltar

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.

  • Enfermagem Cardiológica
  • Enfermagem Neonatal
  • Enfermagem Pediátrica
  • Enfermagem Terapia Intensiva
  • Enfermagem em Urgência e Emergência
  • Enfermagem em Controle de Infecção
  • Ciências e Tecnologia em Saúde
  • Saúde Experimental

Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695

Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN) 
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN) 

Periodicidade
Publicação Anual  

Idioma 
Língua Portuguesa (Português do Brasil)

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

 

 

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

I CONECI  (anais clique aqui)