RESUMO
INTRODUÇÃO: As crianças são seres em contínuo processo de crescimento e desenvolvimento, com necessidades específicas e singulares, ou seja, em sua dimensão biológica, social e emocional. Sempre pensamos em crianças como indivíduos cheios de energia, esperança, alegria e que possuem um longo tempo para desfrutar a vida. Diante disso, refletimos sobre como pode ser difícil quando uma doença grave surge na infância e, mais complexo ainda, quando há a necessidade da sua hospitalização. A doença e hospitalização da criança podem modificar o seu cotidiano e o da família e, por isso, a experiência é vista como uma situação crítica e delicada para todo o sistema familiar, podendo ser importante fonte de sofrimento. Por vezes, o hospital se configura como um local aterrorizante, considerando todas as peculiaridades deste ambiente que não oferece recursos para que a criança possa se identificar. Por isso, o sofrimento da criança pode ser determinado pelo contexto da experiência e pelo suporte ou interações que vivencia, fatos que influenciam diretamente a sua resposta ao processo de hospitalização e podem refletir nas consequências desta para seu desenvolvimento. OBJETIVOS: Conhecer os cuidados de enfermagem a criança hospitalizada, enfatizando a importância de cuidados específicos para a prevenção de agravos e riscos a saúde, promovendo uma melhor recuperação. MATERIAL E MÉTODO: A composição desse artigo científico foi norteada a partir da busca integrativa na literatura. Utilizando como referenciais teóricos artigos pesquisados nas bases de dados: BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) e SciELO, e publicações do Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde, e acervo bibliográfico do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Potiguar – SIB/UnP. RESULTADOS: Com a permanência da família em período integral no hospital, emerge a necessidade de os profissionais criarem habilidades de conviver com a família em situação de doença. Assim, a inserção da família na assistência à criança hospitalizada desencadeia nova forma de organização do trabalho da enfermagem, tendo em vista que a mãe passa a realizar muitos cuidados ao filho antes de competência da enfermagem, especialmente aqueles relacionados à higiene, alimentação e apoio emocional à criança. CONCLUSÃO: Neste estudo, verificamos que a enfermagem não se organizou para compartilhar com a mãe uma metodologia de assistência planejada, na qual não prevalecesse a simples divisão de tarefas, mas uma tomada de decisões baseada nas necessidades da criança e da mãe.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)