Introdução: A enfermagem vem ganhando espaço e respeito no cenário atual de saúde, no qual desempenha atividades assistenciais e de gerência. A urgência e emergência faz parte do serviço de alta complexidade, caracterizando-se como um setor com potencial estressor, desta forma é necessário que haja profissionais com poder de resolutividade e coordenação para atender a demanda, sendo o enfermeiro importante mediador de conflito devido ao potencial de liderança que a profissão em si carrega. Objetivo: Ressaltar a importância da enfermagem e seus desafios nas urgências e emergências no cenário atual da saúde. Metodologia: Revisão integrativa da literatura, realizada no mês de abril de 2019 nas bases de dados: Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and. Retrieval System Online (MEDLINE). Utilizou-se para busca dos descritores “Atendimento de Urgência”, “Emergências” e “enfermagem” mediados por operador booleano “AND”. Foram incluídos artigos originais publicados nos últimos 5 anos (2014, 2015, 2016, 2017 e 2018), nos idiomas: inglês, Espanhol e português. Sendo excluídos estudos realizados com animais, duplicados e estudos do tipo: monografia, revisão de literatura, cartas ao leitor e afins. Resultados: Com a busca na base de dados foram encontrados 203 estudos, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, restaram 10. As principais dificuldades relatadas nos estudos relacionavam-se ao déficit de recursos materiais, humanos e físicos frente à grande demanda de pacientes graves, havendo dificuldade na manutenção da privacidade do paciente e na manipulação de equipamentos como ventilador mecânico. A principal interferência na rotina do setor com a presença do paciente crítico foi em relação ao dimensionamento de pessoal. As principais estratégias sugeridas foram: aumentar os leitos de Unidade de Terapia Intensiva minimizando a demanda nos leitos da urgência, bem como a contratação de mais funcionários e desenvolvimento de mais treinamentos com a equipe. Conclusão: Constatou-se a necessidade do aprimoramento das ações de gerenciamento, a manutenção da qualidade do cuidado e a utilização da liderança como instrumento gerencial tendo em vista que a relevância o desenvolvimento de habilidade no cotidiano do profissional e a importância de gerenciar e coordenar equipes.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)