ESTRESSE EMOCIONAL DA ENFERMAGEM EM UM CENTRO DE TERAPIA INTENSIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Hallana Laisa de Lima Dantas
  • Co-autores
  • Marcela Cristina dos Santos Barros , deborah mara da rocha pereira , juclessia costa lima , ana beatriz de almeida lima
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO: O trabalho é a essência do homem, pois, além de motor de toda produção, é fonte de prazer e poder. Por estas razões, possui importância nevrálgica na construção social do indivíduo. As recompensas advindas do labor fazem com que o trabalhador não perca o desejo de produzir, além de criar no mesmo o sentimento de pertencimento e autovalorização, através dessa atividade, fundamental, assim, para sua identificação psicossocial como sujeito gregário. Fatores associados às condições de trabalho onde se convive com altas doses de responsabilidade, privação de sono, estresse sonoro, contato direto com pessoas em estado clínico grave (proximidade da morte), são características da demanda de um Centro de Terapia Intensiva (CTI), predisponentes a desequilíbrios emocionais. Este problema é causa direta do absentismo e requer providências preventivas. Alguns autores asseveram que há um destaque para o acometimento do burnout em detrimento de outros tipos de reações de estresse, como um fenômeno de moldura interpessoal. OBJETIVO: O presente trabalho tem o objetivo de analisar e correlacionar o estresse emocional e possíveis danos à saúde mental dos profissionais de enfermagem a particularidades do setor de terapia intensiva. MÉTODOLOGIA: A partir da experimentação partícipe e observação comportamental das relações interpessoais dentro de um Centro de Terapia Intensiva, em um Hospital Universitário, do município de Maceió, durante os meses de fevereiro e março de 2019. Vivenciada dentro da estratégia pedagógica de atividades práticas promovidas por liga acadêmica de enfermagem. RESULTADOS/DISCUSSÃO: Durante os meses que se sucederam as atividades de estágio obrigatório fora observado animosidades, hostilidades, situações que podem se identificar como assédio moral, nas relações interpessoais da equipe terapêutica. Como também é nítido, e por vezes foi verbalizado por membros da equipe de enfermagem, um desprazer no exercício profissional, convivência, sinais de cansaço e melancolia. Insta mencionar que dentro da equipe mais de 50% dos envolvidos fazem ou fizeram, em algum momento, uso de ansiolíticos, benzodiazepínicos ou sofreram com depressão maior. CONCLUSÕES: A Síndrome de Burnout é um estado físico, emocional e mental de exaustão extrema, resultado de tensões experimentadas diariamente no trabalho, que são emocionalmente exigentes, que demandam muita competitividade ou onde a responsabilidade escoa para um processo de culpabilização individual. É incontestável que os profissionais de enfermagem que trabalham diretamente com outras pessoas, assistindo-as, ou como responsáveis pelo seu desenvolvimento e bem-estar, encontram-se mais susceptíveis ao desenvolvimento do burnout e outros adoecimentos mentais.  

  • Palavras-chave
  • Saúde mental; Emocional; UTI; Profissionais; Estresse.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Enfermagem Terapia Intensiva
Voltar

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.

  • Enfermagem Cardiológica
  • Enfermagem Neonatal
  • Enfermagem Pediátrica
  • Enfermagem Terapia Intensiva
  • Enfermagem em Urgência e Emergência
  • Enfermagem em Controle de Infecção
  • Ciências e Tecnologia em Saúde
  • Saúde Experimental

Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695

Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN) 
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN) 

Periodicidade
Publicação Anual  

Idioma 
Língua Portuguesa (Português do Brasil)

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

 

 

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

I CONECI  (anais clique aqui)