ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM INDIRETA AO DOADOR E POSSÍVEL DOADOR DE ÓRGÃOS

  • Autor
  • camila goes lourenco
  • Co-autores
  • rikelly paula rodrigues
  • Resumo
  •  

    ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM INDIRETAAO DOADOR E POSSÍVEL DOADOR DE ORGÃOS

    Camila Góes Lourenço [1]

    Rikelly Paula Rodrigues[2]

     

     O transplante de órgãos consiste na reposição de um órgão de uma pessoa doente, por outro órgão ou tecido sem alteração de um doador vivo ou morto, sendo uma opção de tratamento para melhorar a qualidade de vida de pessoas de qualquer idadeque apresentam doença crônica de caráter irreversível e em estágio final.O objetivo do presente estudo foi de conhecer e amplamente auxiliar na divulgação da importância que a educação pode ter na assistência indireta ao doador e paciente que espera receber um órgão.Para o alcance do objetivo, o método utilizado foi a revisão de literatura de forma descritiva, que pretende reforçar determinado assunto, por meio da busca e análise de artigos científicos veiculados na base de dados SciELO - ScientificElectronic Library Online do ano de 2012. O transplante e a doação de órgãos são temas que têm ocasionado discussões em várias comunidades.Sendo necessário esclarecimento e programas voltados para conscientização da população visando o incentivo à captação de órgãos,minimizando o crescimento de dúvidas,mitos e preconceitos. É necessário em um momento deextrema dore angústia, movidos pela notícia da morte, tomada de decisão. Quando os possíveis doadores e familiares não possuem uma boa compreensão sobre o processo da doação de órgãos, sentem-se receosos e indecisos, por ser um assunto sobre o qual não têm muito esclarecimento. Diante disso para se obter um quadro de melhora no número de doadores diminuindo o sofrimento daqueles que dependem da doação de órgãos e que se encontram em uma interminável lista de espera, a atividade educativa é uma oportunidade de acesso a informações, e o profissional de saúde deve atuar como educador, para modificar os conceitos errôneosque interferem na escolha de doar ou não órgãos.

    PALAVRAS-CHAVE: Doador; Transplantação; Enxertos de Órgãos.

     

     

     

     

     

     

    REFERÊNCIAS

     

    MENDES KDS, ROZA BA, BARBOSA SFF, SCHIRMER J, GALVÃO CM. Transplante de órgãos e tecidos: responsabilidades do enfermeiro.Enferm, Florianópolis, 2012 Out-Dez; 21(4): 945-53. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tce/v21n4/27.pdf> Acesso em: 12 de Julho, 2018.

     

    MORAISTR, MORAISMR. Doação de órgãos: é preciso educar para avançar.Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 36, n. 95, p. 633-639, out./dez. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/sdeb/v36n95/a15v36n95.pdf> Acesso em: 12 de Julho, 2018.


    [1]Relatora. Acadêmica do quinto semestre do curso de graduação em Enfermagem da Universidade de Cuiabá, Faculdades Integradas de Rondonópolis. Rondonópolis MT, Brasil. E-mail: camilaenfermagem626@gmail.com

    [2] Enfermeira Residente em Obstetrícia pelo Programa de Residência Uniprofissional da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Hospital Universitário Maria Aparecida Predossian. Campo Grande – MS, Brasil. E-mail: rikelly_jpv@hotmail.com

     

  • Palavras-chave
  • : Doador; Transplantação; Enxertos de Órgãos.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Enfermagem em Urgência e Emergência
Voltar

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.

  • Enfermagem Cardiológica
  • Enfermagem Neonatal
  • Enfermagem Pediátrica
  • Enfermagem Terapia Intensiva
  • Enfermagem em Urgência e Emergência
  • Enfermagem em Controle de Infecção
  • Ciências e Tecnologia em Saúde
  • Saúde Experimental

Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695

Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN) 
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN) 

Periodicidade
Publicação Anual  

Idioma 
Língua Portuguesa (Português do Brasil)

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

 

 

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

I CONECI  (anais clique aqui)