CAPACITAÇÃO DE PRÁTICAS EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Ana Lilia Souza Barbosa
  • Co-autores
  • Kimberly Mayara Gouveia Bezerra , Ana Carolina de Carvalho Leandro , Milton Cezar Compagnon , Catarine Santana Florêncio
  • Resumo
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    INTRODUÇÃO: A obtenção de conhecimentos acerca da prática de primeiros socorros é imprescindível, principalmente no âmbito escolar, pois assim os estudantes saberão prestar os primeiros cuidados as vítimas de acidentes antes mesmo da chegada do serviço móvel de urgência ou profissional especializado (COELHO, 2015).  As situações emergenciais requerem uma avaliação eficaz da vítima, além do atendimento imediato, no intuito de redução das chances de sequelas e do aumento da sobrevida. Esta informação e orientação podem ser iniciadas durante os anos escolares por meio da educação complementar na formação de crianças, jovens, adultos e idosos para o atendimento de emergência. Saúde e educação devem caminhar juntas, portanto é necessário que a população seja esclarecida sobre noções básicas de primeiros socorros, já que acidentes ocorrem todos os dias em todos os lugares. Nas escolas, os alunos são importantes multiplicadores repassando o conhecimento aos outros alunos, funcionários e familiares. Neste contexto, as escolas têm um papel importante e crescente na promoção de saúde, prevenção de doenças e de acidentes entre crianças e adolescentes (GONÇALVES, 2009). OBJETIVOS: Capacitar e treinar os estudantes do ensino médio em situações de urgência e emergência no âmbito escolar, de modo que permita a redução de sequelas e o aumento da sobrevida e fomentar a observação e valorização dos conhecimentos prévios dos estudantes como sendo uma vertente de solução de problemas que acometam a coletividade. MATERIAL E MÉTODO: Acadêmicos de enfermagem desenvolveram oficinas educativas sobre primeiros socorros com estudantes do ensino médio de uma escola da rede pública da cidade de Recife/Pernambuco. A metodologia escolhida foi a roda de conversa em formato de oficinas práticas, visto que melhor se enquadrou junto ao público alvo além de aproximar mais os alunos dos mediadores, facilitando a interatividade entre ambos, como complemento utilizamos imagens, praticas demonstrativas e vídeos afim de construir melhor um ensino-aprendizagem. RESULTADOS: Os resultados alcançados foram significativos, visto que os alunos demonstraram interesse em relação aos assuntos tratados. As oficinas de treinamento ajudaram na capacitação dos jovens em situações de urgência e emergência no âmbito escolar a realizarem as práticas ensinadas, buscando aperfeiçoar as habilidades de primeiros socorros destes. CONCLUSÃO: Percebemos que a parceria entre a universidade e a escola representou uma boa estratégia de educação em saúde para incentivar discussões acerca da importância da inserção e implementação de conhecimentos de primeiros socorros em ambientes do cotidiano, em especial a nível escolar. Sendo assim, a contemplação de assuntos voltados ao conhecimento em primeiros socorros, tornará os alunos capazes de intervi em situações de emergência, de modo que a chance de sobrevida aumente e as sequelas diminuam.

     

  • Palavras-chave
  • Enfermagem, Educação em Saúde, Emergências
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Enfermagem em Urgência e Emergência
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Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN) 
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN) 

Periodicidade
Publicação Anual  

Idioma 
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