SIMULAÇÃO CLÍNICA DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA DE ENFERMAGEM EM PACIENTES EM PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Sheila Renata Ferreira da Silva
  • Co-autores
  • Monaliza Fernanda de Araújo , Marilene Cordeiro do Nascimento
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO: A reanimação cardiorrespiratória é um conjunto de procedimentos que visam manter a circulação sanguínea, respiração artificial e restaurá-las ao normal, o mais rápido possível, com o intuito de reduzir os danos por hipóxia aos tecidos. A presença do técnico em enfermagem em uma situação clínica como esta, é de importância, sendo responsável também pela execução das ações como compressões torácicas, acesso venoso periférico e controle das medicações usadas. Fazendo com que o trabalho na equipe multiprofissional de atendimento à vítima seja mais seguro o que possibilita maiores chances de sucesso. OBJETIVO: Relatar a experiência de duas acadêmicas, durante a realização da simulação das técnicas na reanimação cardiorrespiratória. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de natureza descritiva, do tipo relato de experiência. Da vivência de duas acadêmicas em uma aula prática de RCP, da disciplina de Cuidados de Enfermagem ao paciente em urgência e emergência, do Curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco- Campus Belo Jardim. Para realização dessa aula, utilizamos um manequim simulador, equipamentos para ventilação manual e materiais no laboratório. Inicialmente na abordagem do conteúdo, e posteriormente na realização de manobras de reanimação cardiorrespiratórias após o reconhecimento da parada de acordo com as informações fornecidas. Para realização da prática, a turma foi dividida em grupos, cada componente do grupo executava uma  função na simulação: 2 alunos nas compressões torácicas,1 aluno ficou responsável pela abertura das vias aéreas (Head tilt-chin lift ou Jaw-thrust) e ventilação (ofertada pela bolsa-válvula-máscara “AMBÚ”),1 aluno responsável pela preparação e administração da medicação, 1 aluno representou o médico, ficando o mesmo na coordenação da equipe para o desenvolvimento das funções e decidir quando apresentado o ritmo se era ou não “chocavel” e a  prescrição  das drogas usadas. Aplicamos o algoritmo da American Heart Association (AHA), consiste realizar na linha mamilar compressões, com a profundidade do tórax de aproximadamente entre 5-6 cm, frequência de 100-120 compressões por minuto, totalizando 5 ciclos de 30 compressões para 2 ventilações a cada 2 minutos. Realizamos a manipulação do Desfibrilador Esterno Automático (DEA) no laboratório, para avaliação dos ritmos cardíacos. Além dos cuidados pós retorno da circulação espontânea. RESULTADOS E DISCURSÕES: Durante a realização percebemos as dificuldades nas compressões, devido ao esforço físico e os movimentos repetitivos, por este motivo, compreendemos a necessidade do revezamento entre os componentes do grupo. Apesar das dificuldades encontradas, conseguimos chegar a um bom resultado trabalhando em equipe. Os principais aspectos positivos identificados durante a simulação foram: dinâmica de aprendizagem, identificação dos erros e correção dos mesmos durante as manobras, e a possibilidade de correlacionar o conhecimento teórico-prático. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A simulação clínica executada no laboratório de enfermagem contribui para o nosso aprendizado, colocando em prática as técnicas aprendidas em sala de aula.  REFERÊNCIA: SILVA, R. M. F. L.; SILVA, B. A. G. L.; SILVA, F. J. M.; AMARAL, C. F. S. Ressuscitação cardiopulmonar de adultos com parada cardíaca intra-hospitalar utilizando o estilo Utstein. Revista Brasileira de Terapia Intensiva, Belo Horizonte (MG), v. 28, n. 4, p. 427-435, 2016.

  • Palavras-chave
  • Manobras de RCP, Emergência, Simulação clínica, Laboratório de enfermagem.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Enfermagem em Urgência e Emergência
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Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN) 
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN) 

Periodicidade
Publicação Anual  

Idioma 
Língua Portuguesa (Português do Brasil)

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