INTRODUÇÃO: A segurança do paciente é um princípio básico para garantir a qualidade da assistência à saúde visando o cuidado seguro e para isso é necessário construir uma cultura de segurança do paciente, em que profissionais e serviços compartilhem práticas, valores, atitudes, comportamentos de redução dos danos e promoção do cuidado. A essência da enfermagem em cuidados intensivos e urgentes não está meramente no ambiente ou nos equipamentos especiais, mas no processo de tomada de decisão, baseada na compreensão das condições fisiológicas e psicológicas do paciente, com ênfase em uma assistência segura. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o conceito de segurança do paciente se refere à redução de risco de danos desnecessários associados em saúde até um mínimo aceitável, em outras palavras não mais que a redução de atos inseguros nos processos assistenciais. A ocorrência dos eventos adversos e erros na assistência coloca em risco a vida dos pacientes, e isso tem chamado atenção da enfermagem na busca por cuidados que diminua os riscos na assistência prestada. É um grande desafio para enfermagem prestar assistência totalmente segura para os pacientes, devido aos obstáculos que a equipe enfrenta (BARBOSA et al., 2014). OBJETIVO: Citar o principal desafio do enfermeiro em realizar o protocolo de segurança do paciente nos serviços de unidade de terapia intensiva e nas urgências e emergências. MÉTODO: Trata-se de uma revisão bibliográfica baseada na literatura especializada, através de consulta a artigos científicos selecionados, encontrados na base de dados da SCIELO e nos protocolos do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O estudo foi de uma abordagem descritiva realizada a partir do levantamento dessas publicações. RESULTADOS: Todos os artigos revisados exploraram ou citaram a descontinuidade do protocoloco de segurança do paciente como um processo desafiador, causando maior número de erros e consequentemente comprometendo a eficácia do cuidado prestado. Após a análise dos textos, destacam-se aqueles produzidos pelo o Ministério da Saúde e pela ANVISA, que expõe de forma didática os protocolos, metas e técnicas de segurança do paciente. CONCLUSÃO: É necessário que esses protocolos, metas e técnicas sejam rigorosamente seguidos na assistência prestada ao paciente. Consideramos assim, que a falta da continuidade do protocolo de segurança do paciente ainda persiste como um problema assistencial e para que o mesmo seja solucionado é preciso manter e cumprir as medidas padronizadas de acordo com o que foi citado anteriormente e que possam observar todo o conjunto de ações para contribuir e minimizar os eventos adversos e os erros relacionados à segurança do paciente.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)