INTRODUÇÃO: A Síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune em que o sistema imunológico reconhece e ataca o sistema nervoso, lesionando a bainha de mielina tendo como principais causas as infecções por vírus e bactérias, cirurgias, vacinas, traumas, dentre outros, podendo também ocorrer de maneira abrupta, necessitando, portanto, de investigações mais aprofundadas. A evolução clínica, geralmente, tem início com a sensação de parestesia nas extremidades distais dos membros inferiores e, em seguida, superiores. As terapias mais utilizadas para o tratamento em sua fase aguda são a Plasmaferese e a Imunoglobulina Intravenosa. OBJETIVO: Elaborar a Sistematização da Assistência de Enfermagem à uma paciente com diagnóstico de Síndrome de Guillain-Barré. MATERIAL E MÉTODO: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, com finalidade de descrever a sistematização da assistência de enfermagem, realizado por alunas do 10º semestre do curso de enfermagem durante o Internato Hospitalar, em um hospital público terciário da cidade de Fortaleza–CE, durante o mês de março de 2019. Para a coleta do histórico de enfermagem foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado e, a seguir, analisado o prontuário e as literaturas pertinentes. RESULTADOS: F.E.S., feminino, 18 anos, internada na unidade de emergência neurológica, diagnosticada com Síndrome de Guillain-Barré no dia 10/03/2019. Relatou ter tido como sintomas iniciais dormência abrupta em pé esquerdo (com duração de, aproximadamente, três dias) “após passar muito tempo sentada na mesma posição”. Apresenta plegia em membro inferior esquerdo (toda a região infrapatelar) e parestesia em membro inferior direito (apenas nos dedos). Edema discreto em membro inferior esquerdo. Paciente iniciou tratamento com plasmaférese, tendo sido a segunda sessão agendada para o dia 18/03/19, porém foi cancelada temporariamente devido à crise de ansiedade que gerou instabilidade. Diagnóstico de Enfermagem Prioritário: Ansiedade relacionada à ameaça à condição atual evidenciada por medo. Resultados Esperados: redução das crises de ansiedade. Intervenções de Enfermagem: utilizar abordagem calma e tranquilizadora; oferecer informações reais sobre diagnóstico, tratamento e prognóstico; sugerir à paciente a utilização de métodos que ajudem a identificar situações que precipitem a ansiedade (exemplo: anotar em um diário situações que iniciem as crises). CONCLUSÃO: Observa-se a importância da participação do profissional de enfermagem no cuidado direto ao paciente, por meio da realização de consulta detalhada de enfermagem onde é possível promover uma escuta ativa de queixas, formação de vínculo profissional-paciente e consequentemente melhora na aceitação, por parte do paciente, de orientações dadas, sendo essas orientações parte da Sistematização da Assistência de Enfermagem que visa sempre minimizar os riscos à saúde e colaborar para a aceleração da melhora do quadro clínico do paciente.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)