Introdução: A infância é um período em que se desenvolve grande parte das potencialidades humanas. Os distúrbios que incidem nessa época são responsáveis por graves consequências para indivíduos e comunidades. Crianças que são amamentadas por mais tempo têm menor morbidade e mortalidade, possuem maior facilidade para aprender do que aquelas que são amamentadas por períodos mais curtos ou não são amamentadas. A Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida da criança e, complementado com outros alimentos até os dois anos de idade ou mais.Diante disso, a amamentação exclusiva nos primeiros meses de vida é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da criança, além de ser o meio de alimentação mais econômico. Objetivo: Com isso o trabalho tem como objetivo descrever os benefícios do aleitamento materno. Metodologia:Trata-se de uma revisão de literatura em que a busca eletrônica ocorreu entre os meses de fevereiro, março e abril de 2019, no portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde-BVS. Descritores: Neonato e Aleitamento materno. Critérios de inclusão: Artigos publicados nos últimos cinco anos, na íntegra, gratuitos, em português; Critérios de exclusão: artigos que não se referiam a temática, texto incompleto, e publicados nos anos antecedentes a 2015. Foram encontrados 72 artigos e selecionados 14. A maior parte dos artigos foram publicados no banco de dados, LILACS (6), conseguinte a MEDline (6) e BDENF (1). Resultados: A importância do aleitamento materno tem sido relacionada por mães e gestantes à prevenção de doenças e ao fato de ser importante para todo o desenvolvimento do bebê. Cada vez mais os estudos científicos comprovam a superioridade do leite materno sobre o leite de outras espécies. Existem vários argumentos em favor do leite materno, entre eles estão: a prevenção de complicações como, por exemplo, mortes infantis; diarreia; infecção respiratória; diminuição do risco de alergias; hipertensão; colesterol alto e diabetes; ele também traz benefícios quanto à redução da obesidade; melhora as condições de nutrição; causa efeito positivo na inteligência; promove um vínculo afetivo entre mãe e filho; demanda menor de custos financeiros e proporciona melhor qualidade de vida. Conclusão: Os estudos analisados evidenciam o aleitamento materno como fator de importância na prevenção e proteção contra doenças. Os resultados sugerem que essa prática é importante para reduzir a mortalidade pós-neonatal e a taxa de internação hospitalar na população infantil.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)