INFECÇÕES HOSPITALARES EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: UMA REVISÃO

  • Autor
  • Dayane Carlota Gonçalves da Silva
  • Co-autores
  • Cecília Maria Conceição da Silva , Fabiana de Araújo Lopes , Julyana Viegas Campos Cavalcanti
  • Resumo
  •  

    INFECÇÕES HOSPITALARES EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: UMA REVISÃO

     

    Dayane Carlota Gonçalves da Silva;¹ Cecília Maria Conceição da Silva¹; Fabiana de Araújo Lopes 1; Julyana Viegas Campos Cavalcanti²

     

    1Estudante do Curso de Enfermagem–Faintvisa dayanecarlota@hotmail.com;

    2Docente/pesquisadora do Depto de Enfermagem – Faintvisa. viegasjulyana@gmail.com

     

     

    INTRODUÇÃO: As infecções neonatais são um grande desafio assistencial na Unidades Terapias Intensivas Neonatais (UTIneo) e de alta complexidades no manuseio clínico, uma vez que o ambiente hospitalar é propenso a contaminação por grande variedade de micro-organismos patogênicos, onde, associado aos procedimentos invasivos comuns nesse setor. Apesar do recém-nascido dispor de mecanismos específicos como inespecíficos para lidar com a infecção, sabe-se que muitos desses ainda não estão suficientemente desenvolvidos no RN pré-termo. As taxas de incidência de infecção hospitalar (IH), são variáveis e tem relação direta com as características de cada unidade de tratamento. OBJETIVO: Analisar através de literaturas as classes infecções hospitalares neonatais prevalentes em unidades de terapia intensiva. MATERIAL E MÉTODOS: Realizou-se revisão de literatura nas bases de dados Lilacs, Pubmed e Medline, tendo como descritores em português: infecção, neonatal e unidade de terapia intensiva. Descritores em inglês: infection, neonatal and intensive care unit, onde foram  selecionados 25 artigos, e após análise dos critérios de inclusão delimitados que foram: estudos primários que abordassem a temática das infecções hospitalares em unidades de terapia intensiva neonatais. 10 artigos não foram utilizados e por consequência descartados. Foram feitos a leitura dos outros 15 artigos na íntegra. RESULTADOS: Os resultados foram apresentados em 05 classes: 1- O Staphylococcus aureus resistente a meticilina em infecções na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal - UTIN; 2- Vigilância aos casos de infecção em UTIN; 3- Distribuição topográfica das infecções neonatais em UTI; 4- Fatores de risco para desenvolvimento de infecções em UTIN e 5- Medidas de Prevenção e controle de infecções neonatais em UTI. A classe 1 com 15,52%; classe 2 com 15,38%; classe 3 com 23,08%; classe 4 com 25,64%; classe 5 com 20,51%. Observou – se que a classe que mais acarretou infecções neonatais foi a classe 4. CONCLUSÃO: Os cuidados de saúde são motivo de preocupação, principalmente em neonatos em unidade de terapia intensiva. Neste ambiente a prevalência de IH entre os recém-nascidos pode ser elevada de acordo com o tipo de assistência e associado a idade gestacional do RN, podendo acarretar um risco aumentado de morbimortalidade. Diante desse contexto, se faz necessário medidas de prevenção e controle, como higiene das mãos entre os profissionais de saúde, manutenção da técnica asséptica nos procedimentos, detecção precoce de portadores de IH e busca ativa de recém-nascidos colonizados.

     

     

     

     

          Palavras–chave: Infecção; Neonatal; Terapia intensiva.

     

  • Palavras-chave
  • Infecção; Neonatal; Terapia intensiva.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Enfermagem Neonatal
Voltar

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.

  • Enfermagem Cardiológica
  • Enfermagem Neonatal
  • Enfermagem Pediátrica
  • Enfermagem Terapia Intensiva
  • Enfermagem em Urgência e Emergência
  • Enfermagem em Controle de Infecção
  • Ciências e Tecnologia em Saúde
  • Saúde Experimental

Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695

Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN) 
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN) 

Periodicidade
Publicação Anual  

Idioma 
Língua Portuguesa (Português do Brasil)

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

 

 

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

I CONECI  (anais clique aqui)