INFECÇÕES HOSPITALARES EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: UMA REVISÃO
Dayane Carlota Gonçalves da Silva;¹ Cecília Maria Conceição da Silva¹; Fabiana de Araújo Lopes 1; Julyana Viegas Campos Cavalcanti²
1Estudante do Curso de Enfermagem–Faintvisa dayanecarlota@hotmail.com;
2Docente/pesquisadora do Depto de Enfermagem – Faintvisa. viegasjulyana@gmail.com
INTRODUÇÃO: As infecções neonatais são um grande desafio assistencial na Unidades Terapias Intensivas Neonatais (UTIneo) e de alta complexidades no manuseio clínico, uma vez que o ambiente hospitalar é propenso a contaminação por grande variedade de micro-organismos patogênicos, onde, associado aos procedimentos invasivos comuns nesse setor. Apesar do recém-nascido dispor de mecanismos específicos como inespecíficos para lidar com a infecção, sabe-se que muitos desses ainda não estão suficientemente desenvolvidos no RN pré-termo. As taxas de incidência de infecção hospitalar (IH), são variáveis e tem relação direta com as características de cada unidade de tratamento. OBJETIVO: Analisar através de literaturas as classes infecções hospitalares neonatais prevalentes em unidades de terapia intensiva. MATERIAL E MÉTODOS: Realizou-se revisão de literatura nas bases de dados Lilacs, Pubmed e Medline, tendo como descritores em português: infecção, neonatal e unidade de terapia intensiva. Descritores em inglês: infection, neonatal and intensive care unit, onde foram selecionados 25 artigos, e após análise dos critérios de inclusão delimitados que foram: estudos primários que abordassem a temática das infecções hospitalares em unidades de terapia intensiva neonatais. 10 artigos não foram utilizados e por consequência descartados. Foram feitos a leitura dos outros 15 artigos na íntegra. RESULTADOS: Os resultados foram apresentados em 05 classes: 1- O Staphylococcus aureus resistente a meticilina em infecções na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal - UTIN; 2- Vigilância aos casos de infecção em UTIN; 3- Distribuição topográfica das infecções neonatais em UTI; 4- Fatores de risco para desenvolvimento de infecções em UTIN e 5- Medidas de Prevenção e controle de infecções neonatais em UTI. A classe 1 com 15,52%; classe 2 com 15,38%; classe 3 com 23,08%; classe 4 com 25,64%; classe 5 com 20,51%. Observou – se que a classe que mais acarretou infecções neonatais foi a classe 4. CONCLUSÃO: Os cuidados de saúde são motivo de preocupação, principalmente em neonatos em unidade de terapia intensiva. Neste ambiente a prevalência de IH entre os recém-nascidos pode ser elevada de acordo com o tipo de assistência e associado a idade gestacional do RN, podendo acarretar um risco aumentado de morbimortalidade. Diante desse contexto, se faz necessário medidas de prevenção e controle, como higiene das mãos entre os profissionais de saúde, manutenção da técnica asséptica nos procedimentos, detecção precoce de portadores de IH e busca ativa de recém-nascidos colonizados.
Palavras–chave: Infecção; Neonatal; Terapia intensiva.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)