PREVENÇÃO DA TRANSMISSÃO VERTICAL DO HIV: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Aline Agnes de Souza Cipriano; Thiago Arcanjo Bezerra; Bárbara Larissa Carvalho de Moura; Cynthia Angélica Ramos de Oliveira Dourado; Maria Sandra Andrade
Universidade de Pernambuco
Introdução: O vírus da imunodeficiência humana (HIV) pertence à classe dos retrovírus e é o agente etiológico da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). A transmissão vertical acontece quando o vírus é passado de mãe para filho, pela gestação, no trabalho de parto, parto ou aleitamento materno. A transmissão vertical é a principal via de infecção pelo HIV na população infantil. Objetivos: Descrever os cuidados no pré-parto, trabalho de parto e do pós parto ao recém-nascido de uma mãe portadora do HIV, afim de prevenir a transmissão vertical. Material e métodos: Trata-se de um estudo de revisão elaborado a partir de fontes bibliográficas. A pesquisa foi realizado com base em buscas por artigos feita na Lilacs, Scielo e Pubmed. Os descritores utilizados foram: Transmissão vertical de doenças infecciosas, HIV e Prevenção de doenças, que foram extraídas dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Foi usado como critério de inclusão artigos completos publicados entre os anos de 2007 a 2017 na língua portuguesa. Os dados obtidos foram analisados gerando informações que possibilitaram identificar as situações apresentadas. Resultados: O Protocolo para a prevenção de transmissão vertical de HIV e sífilis do ministério da saúde recomenda que logo após o parto deve- se lavar o RN imediatamente, com água morna e sabão, para evitar o contato prolongado com o sangue e secreções maternas. Mesmo que a mãe não tenha recebido anti-retrovirais, deve ser iniciada a quimioprofilaxia do recém-nascido de puérpera portadora de HIV com a Zidovudina (AZT) imediatamente após o nascimento (ainda na sala de parto ou nas duas primeiras horas de vida), podendo ser iniciada dentro das primeiras oito horas de vida. A amamentação é contra-indicada e a criança deve ficar em alojamento conjunto com sua mãe, sendo alimentada com fórmula infantil. Uma Pesquisa realizada em 2015 afirma que 80% das mães só descobrem que são portadoras do vírus no pré-natal que algumas vezes é tardio, aumentando o risco de Transmissão vertical. Nesses casos, as orientações e informações a serem repassadas após parto para a puérpera e família são de profunda importância para o cuidado continuo dessa criança. Outro estudo feito em 2009, afirma que é essencial a mãe ou o cuidador compreender a necessidade do cumprimento sistemático dessas orientações, além dos riscos decorrentes da não adesão ao seguimento em saúde. Conclusão: Com isso, foi visto que é se extrema importância oferecer o teste anti-HIV a toda gestante, com aconselhamento pré e pós-teste, independentemente da situação de risco da mulher para a infecção pelo HIV para que ainda no pré-natal sejam iniciados os cuidados necessários afim de diminuir o risco por transmissão vertical.
Palavras chaves: Prevenção de doenças infecciosas, Transmissão, Recém Nascido
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)