PREVENÇÃO DA TRANSMISSÃO VERTICAL DO HIV: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

  • Autor
  • Aline Agnes de Souza Cipriano
  • Co-autores
  • Barbara Larissa Carvalho de Moura , Thiago Arcanjo Bezerra , Cynthia Angélica Ramos de Oliveira Dourado , Maria Sandra Andrade
  • Resumo
  •  

    PREVENÇÃO DA TRANSMISSÃO VERTICAL DO HIV: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

    Aline Agnes de Souza Cipriano; Thiago Arcanjo Bezerra; Bárbara Larissa Carvalho de Moura; Cynthia Angélica Ramos de Oliveira Dourado; Maria Sandra Andrade

    Universidade de Pernambuco

     

    Introdução: O vírus da imunodeficiência humana (HIV) pertence à classe dos retrovírus e é o agente etiológico da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). A transmissão vertical acontece quando o vírus é passado de mãe para filho, pela gestação, no trabalho de parto, parto ou aleitamento materno. A transmissão vertical é a principal via de infecção pelo HIV na população infantil. Objetivos: Descrever os cuidados no pré-parto, trabalho de parto e do pós parto ao recém-nascido de uma mãe portadora do HIV, afim de prevenir a transmissão vertical.  Material e métodos: Trata-se de um estudo de revisão elaborado a partir de fontes bibliográficas. A pesquisa foi realizado com base em buscas por artigos feita na Lilacs, Scielo e Pubmed. Os descritores utilizados foram: Transmissão vertical de doenças infecciosas, HIV e Prevenção de doenças, que foram extraídas dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Foi usado como critério de inclusão artigos completos publicados entre os anos de 2007 a 2017 na língua portuguesa. Os dados obtidos foram analisados gerando informações que possibilitaram identificar as situações apresentadas. Resultados: O Protocolo para a prevenção de transmissão vertical de HIV e sífilis do ministério da saúde recomenda que logo após o parto deve- se lavar o RN imediatamente, com água morna e sabão, para evitar o contato prolongado com o sangue e secreções maternas. Mesmo que a mãe não tenha recebido anti-retrovirais, deve ser iniciada a quimioprofilaxia do recém-nascido de puérpera portadora de HIV com a Zidovudina (AZT) imediatamente após o nascimento (ainda na sala de parto ou nas duas primeiras horas de vida), podendo ser iniciada dentro das primeiras oito horas de vida. A amamentação é contra-indicada e a criança deve ficar em alojamento conjunto com sua mãe, sendo alimentada com fórmula infantil. Uma Pesquisa realizada em 2015 afirma que 80% das mães só descobrem que são portadoras do vírus no pré-natal que algumas vezes é tardio, aumentando o risco de Transmissão vertical. Nesses casos, as orientações e informações a serem repassadas após parto para a puérpera e família são de profunda importância para o cuidado continuo dessa criança. Outro estudo feito em 2009, afirma que é essencial a mãe ou o cuidador compreender a necessidade do cumprimento sistemático dessas orientações, além dos riscos decorrentes da não adesão ao seguimento em saúde. Conclusão: Com isso, foi visto que é se extrema importância oferecer o teste anti-HIV a toda gestante, com aconselhamento pré e pós-teste, independentemente da situação de risco da mulher para a infecção pelo HIV para que ainda no pré-natal sejam iniciados os cuidados necessários afim de diminuir o risco por transmissão vertical.

    Palavras chaves: Prevenção de doenças infecciosas, Transmissão, Recém Nascido

     

  • Palavras-chave
  • Prevenção de doenças infecciosas, Transmissão, Recém Nascido
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Enfermagem Neonatal
Voltar

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.

  • Enfermagem Cardiológica
  • Enfermagem Neonatal
  • Enfermagem Pediátrica
  • Enfermagem Terapia Intensiva
  • Enfermagem em Urgência e Emergência
  • Enfermagem em Controle de Infecção
  • Ciências e Tecnologia em Saúde
  • Saúde Experimental

Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695

Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN) 
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN) 

Periodicidade
Publicação Anual  

Idioma 
Língua Portuguesa (Português do Brasil)

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

 

 

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

I CONECI  (anais clique aqui)