A HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA PELOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

  • Autor
  • Cynthia Angélica Ramos de Oliveira Dourado
  • Co-autores
  • Aline Agnes de Souza Cipriano , Débora do Carmo da Costa Barros , Rafaela Vanessa Diogo de Vasconcelos , Maria Sandra Andrade
  • Resumo
  •  

    A HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA PELOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

    Aline Agnes de Souza Cipriano; Cynthia Angélica Ramos de Oliveira Dourado;

    Débora do Carmo da Costa Barros; Rafaela Vanessa Diogo de Vasconcelos;

    Maria Sandra Andrade.

     

    Universidade De Pernambuco

     

    Introdução: No Brasil, os problemas relacionados a Infecção hospitalar crescem diariamente. Medidas de precaução devem ser adotadas independente da suspeita de uma doença transmissível, protegendo deste modo os profissionais e os pacientes. Dentro das medidas de precaução, a higienização das mãos se destaca por apresentar extrema significância epidemiológica na prevenção das infecções hospitalares, devendo acontecer antes e após o contato com o paciente, entre os procedimentos e ao manusear artigos e equipamentos. Objetivos: Analisar os conhecimentos sobre a higienização das mãos dos Enfermeiros de unidades de terapia intensiva de dois hospitais na cidade de Recife. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo de corte transversal, descritivo, exploratório, desenvolvido através de inquérito denominado CAP - Conhecimentos, Atitudes e Práticas em saúde, com análise quantitativa dos dados. Participaram do estudo profissionais de enfermagem de unidades de terapia intensiva de dois hospitais universitários da rede estadual da cidade do Recife-PE. Para análise dos dados foi construído um banco no programa EPI INFO, versão 3.5.2, o qual foi exportado para o software SPSS, versão 18, onde foi realizada a análise e tratamento estatístico dos dados. Resultados: De acordo com os resultados obtidos, foram observados pelo questionário aplicado aos profissionais que o conhecimento que eles possuíam em relação a adequada higiene das mãos. Foi visto que, os profissionais de saúde dos dois hospitais tinham dúvidas no que diz respeito ao conhecimento sobre o uso de produtos adequados à higiene das mãos, e a sua eficácia. Percebeu-se que as dúvidas eram sobre a indicação do uso do álcool a 70%, povidine degermante a 10%, sabonete em barra, sabonete líquido e clorexidina degermante a 2%. E ao comparar os resultados dos dados obtidos dos dois hospitais ficou claro que o conhecimento sobre o uso dos tipos de antissépticos foi praticamente o mesmo. E no que se refere ao produto que pode ser utilizado para secagem das mãos após a lavagem, os itens: toalhas de papel descartáveis e compressas descartáveis foram indicados corretamente pelos profissionais de enfermagem. Foi observado que alguns dos profissionais dos dois hospitais que atuam a cerca de 10 anos na área sabiam da técnica correta para a higiene eficaz das mãos, mas nem sempre colocavam em execução por não dar a devida importância, deixando de colocar em pratica o conhecimento adquirido. Conclusão: Foi notório que, existe a necessidade de treinamentos que visem o controle de infecção nos hospitais, dando ênfase à importância da higiene adequada das mãos, pois o controle de infecções nos serviços de saúde, incluindo as práticas de higienização das mãos, concorre para a melhoria da qualidade no atendimento e na assistência ao paciente. As vantagens dessas práticas são inquestionáveis, desde a redução da morbidade e mortalidade os pacientes até a redução de custos associados ao tratamento dos quadros infecciosos.

     

  • Palavras-chave
  • Controle de Infecções, Higiene das Mãos, Unidades de cuidados intensivos
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Enfermagem Terapia Intensiva
Voltar

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.

  • Enfermagem Cardiológica
  • Enfermagem Neonatal
  • Enfermagem Pediátrica
  • Enfermagem Terapia Intensiva
  • Enfermagem em Urgência e Emergência
  • Enfermagem em Controle de Infecção
  • Ciências e Tecnologia em Saúde
  • Saúde Experimental

Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695

Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN) 
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN) 

Periodicidade
Publicação Anual  

Idioma 
Língua Portuguesa (Português do Brasil)

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

 

 

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

I CONECI  (anais clique aqui)