PERFIL DAS INTERNAÇÕES EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA DE UM HOSPITAL DO NORDESTE BRASILEIRO

  • Autor
  • Jéssica Íris Franco da Silva
  • Co-autores
  • Éricka Cecília Resende de Souza , Tatiana Maria Nóbrega Elias , Anny Suelen dos Santos Andrade , Ionara da Silva
  • Resumo
  •  

    INTRODUÇÃO: A terapia intensiva pediátrica no Brasil vem sendo expandida com o passar do tempo, aliada aos avanços técnicos, terapêuticos e científicos para o manejo de crianças em estado crítico de saúde. A atenção profissional especializada de forma contínua, materiais específicos e novas tecnologias presentes nas unidades de terapia intensiva pediátrica (UTIP), são empregadas no diagnóstico, monitorização e tratamento. OBJETIVO: O estudo teve como objetivo descrever o perfil das internações na UTIP do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). METODOLOGIA: Trata-se de um estudo documental de caráter descritivo, cujos dados foram coletados a partir de consulta a documentos da unidade do período de julho a dezembro de 2018. RESULTADOS: Das 75 internações ocorridas, a maior parte foi de crianças do sexo feminino (52%), sendo que a faixa etária entre ambos os sexos, variou de lactente com 14 dias de vida a adolescente com 14 anos. Deste total, há registro de que aproximadamente 25% vem encaminhado da enfermaria pediátrica do HUOL, cerca de 17% são pacientes provenientes do centro cirúrgico da instituição, na maioria dos casos para implante de cateteres e/ou dispositivos, assim como quase 19% procedem de outros hospitais do município de Natal. As afecções do aparelho respiratório foram as causas mais frequentes de internação (34,7%), seguidos de agravos de condições neurológicas (16%) e complicações renais (12%). Observou-se que houveram internações com duração menor que 24 horas, e a de maior permanência foi de 55 dias, sendo que durante o período estudado, a maioria destas internações (74,7%) tiveram duração menor que uma semana. Em relação ao desfecho da assistência, a maioria (80%) dos pacientes foi transferida para a enfermaria, apenas cerca de 7% saíram de alta para o domicílio, enquanto quatro foram transferidos para outros serviços, como UTI mais próxima do município de residência, serviço especializado de cirurgia pediátrica e centro de transplante. Ao final do período estudado cinco pacientes continuaram internados. Quanto a mortalidade, houveram apenas dois casos, cujas causas foram sepse de foco pulmonar e complicações de pneumopatia crônica, ambas após tentativas de reanimação cardiopulmonar sem êxito. CONCLUSÃO: O conhecimento deste perfil clínico pelos profissionais de saúde pode nortear ações diretamente relacionadas a hospitalização, colaborando positivamente na evolução e prognóstico destas crianças e adolescentes, assim como o estudo também subsidia ações nos demais níveis de atenção à saúde, no tocante ao reconhecimento das características de morbimortalidade desta população, além de direcionar-se para a gestão da rede de atenção à saúde com o propósito de buscar a qualificação da assistência e a excelência no cuidado.

     

  • Palavras-chave
  • Hospitalização, Pediatria, Unidades de Terapia Intensiva
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Enfermagem Pediátrica
Voltar

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.

  • Enfermagem Cardiológica
  • Enfermagem Neonatal
  • Enfermagem Pediátrica
  • Enfermagem Terapia Intensiva
  • Enfermagem em Urgência e Emergência
  • Enfermagem em Controle de Infecção
  • Ciências e Tecnologia em Saúde
  • Saúde Experimental

Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695

Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN) 
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN) 

Periodicidade
Publicação Anual  

Idioma 
Língua Portuguesa (Português do Brasil)

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

 

 

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

I CONECI  (anais clique aqui)