INTRODUÇÃO: A terapia intravenosa é um procedimento responsável pelas intercorrências ocorridas durante a internação hospitalar. A punção venosa faz parte da rotina hospitalar dos bebês que são pacientes mais vulneráveis a essas complicações por apresentar uma pele sensível a terapia é uma das medidas usadas para infundir medicações de forma eficaz e rápida. OBJETIVOS: Descrever as complicações da terapia intravenosa na neonatologia. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura, realizada no mês de maio de 2019. Foram realizadas pesquisas sistemáticas nas bases de dados, BDENF, SciELO, no qual os descritores foram: cuidados de enfermagem, cateterismo periférico, infusões intravenosas. Os critérios adotados foram: artigos disponíveis completos no idioma português e inglês publicados no ano de 2006 a 2016, sendo acessado quinze artigos, dos quais atenderam os critérios de inclusão e compuseram a amostra. RESUTADOS E DISCURSÃO: De acordo com os resultados, foi possível avaliar que as complicações da terapia em neonatos se dar por meio da escolha de dispositivos inadequados, higiene incorreta, manutenção e remoção em tempos indeterminados, infiltrações, extravasamentos e infecções como: flebite, tromboflebite. Nos pacientes internados foi constatado que 77,3%, a técnica foi realizada por auxiliares de enfermagem, 20% por enfermeiros, 2,7% não identificados. CONCLUSÃO: Diante do estudo conclui-se que as complicações da terapia intravenosa tem sido um problema preocupante na neonatologia. Esses eventos ocorrem por conta de erros na técnica, higienização errada, manutenção e remoção dos dispositivos prolongada, as complicações ocorrem, por falta de conhecimento e habilidade dos profissionais de enfermagem. Com a finalidade de corrigir essas técnicas e reduzir o número de complicações intravenosas nos neonatos, é necessário que os profissionais passem por um treinamento sobre redução de riscos na punção e complicações da terapia, abordando as consequências que trazem para o neonato, esclarecendo quaisquer dúvidas que eles apresentem.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)