INTRODUÇÃO: A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma patologia que atinge grande parte da população mundial. Como uma síndrome de origem multifatorial, a HAS apresenta diversos fatores que dificultam o seu controle, a ausência de sintomas é um dos fatores que dificulta o diagnóstico, pois somente metade das pessoas que são hipertensas possuem conhecimento. Essa é caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA) onde a Pressão Arterial Sistólica (PAS) ?140 mmHg e a Pressão Arterial Diastólica (PAD) ?90mmHg. Pode-se associar, frequentemente, às alterações funcionais e/ou estruturais dos órgãos-alvo (coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos). O controle desta patologia é desenvolvido através de terapia medicamentosa prescrita de acordo com a gravidade do paciente. OBJETIVO: Analisar mediante a produção cientifica a crise hipertensiva e o papel do enfermeiro de urgência e Emergência. METODOLOGIA: Procedeu-se à consulta baseando-se em artigos científicos relevantes ao tema e por meio de bancos de dados, utilizando fontes como: LILACS , Scielo, Medline , SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) e Caderno de Atenção Básica do Ministério da Saúde abrangendo entre todos esses conteúdo. RESULTADOS E DISCUSSÕES: A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil, representando fatores de risco para o surgimento de doenças cardiovasculares, renais e cerebrovasculares. A assistência à saúde é atualmente uma demanda crescente no contexto brasileiro, porém a prática não tem sido realidade, a chegada do paciente na emergência em busca de atendimento requer avaliação atenta e humanizada por parte dos membros da equipe de saúde, identificando se há necessidade de atendimento de urgência ou não. Durante a assistência de enfermagem é necessário agilidade no atendimento, na atenção ao paciente tanto no acolhimento e coleta de informações necessárias, como em verificar sinais e sintomas, principalmente em situações em que o usuário não saiba ou não consiga expressar sua queixa. CONCLUSÃO: O atendimento a crise hipertensiva requer um cuidado minucioso, onde cada membro tem suas atribuições definidas, entretanto faz-se necessário a junção de atribuições do profissional para uma intervenção efetiva e de qualidade. Foi possível delimitar as principais ações do enfermeiro quanto líder de equipe: responsável pelo funcionamento do serviço de saúde e também pelo desempenho do trabalho em equipe, bem como na classificação de uma crise hipertensiva. Nesse contexto, cabe ressaltar além da assistência, a relevância do enfermeiro buscar novos conhecimentos a fim de aprimorar sua atuação, o que conduz a um maior reconhecimento e valorização profissional.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)