SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA PRESTADA A GESTANTE ACOMETIDA POR TRAUMA GRAVÍDICO: Uma revisão bibliográfica.

  • Autor
  • Edjamarys Suzy da Silva e Silva
  • Co-autores
  • Bruna Araújo Vale , Júlio Bernard Silva de Azevedo , Vanessa Karen Silva de Azevedo
  • Resumo
  •  

    SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA PRESTADA A GESTANTE ACOMETIDA POR TRAUMA GRAVÍDICO: Uma revisão bibliográfica.

     

    Bruna Araújo Vale; Edjamarys Suzy da Silva e Silva (e.d.suzy@hotmail.com); Júlio Bernard Silva de Azevedo; Vanessa Karen Silva de Azevedo.

    Universidade Potiguar, Departamento de Enfermagem. Caicó, Rio Grande do Norte. Brasil.

     

    Introdução: Em outrora, gestantes acometidas por trauma era um acontecimento incomum, atualmente vem tornando-se frequente trazendo desafios únicos no atendimento à pacientes gestantes. Visto que a gestação é peculiar para a avaliação, diagnóstico, atendimento e tratamento no setor de emergência, sabendo que o foco não está ligado exclusivamente a uma única pessoa e sim no binômio mãe e filho, faz-se necessário por parte da equipe uma estrutura holística, colaborativa e que esteja preparada para uma abordagem bidirecional. (KEOUGH, 2009) Objetivos: Identificar na literatura nacional e internacional a assistência a gestantes vítimas de trauma. Material e Método: Trata-se de uma revisão bibliográfica da literatura. Utilizou-se as seguintes bases de dados: Biblioteca virtual em saúde/BVS, MEDILINE/PubMed, Scientific Electronic Library Online - Scielo, SCOPUS Preview. Foram computados 8 artigos após os critérios de exclusão. A busca foi realizada em pares, de forma não controlada no dia 30 de abril do referido ano. Resultados: Identificou-se que o atendimento a gestantes vítimas de traumas é semelhante ao de pessoas não grávidas, ressaltando as incidências mais prevalentes de traumas para com este público: acidentes automobilísticos, ferimentos por arma de fogo e arma branca, tentativa de suicídios, violência doméstica, e quedas, ocasionando mortalidade materna e/ou fetal. A avaliação inicial deve proceder a partir do “ABCDE” do trauma e oferta de oxigênio (O²), ressaltando a necessidade de descompressão gástrica, exames de imagens com precisão e laboratoriais, profilaxia antibiótica, antitrombótico, antitetânico, monitorização fetal e materna e o posicionamento em decúbito lateral esquerdo uma vez que esta posição  proporciona a descompressão da veia cava inferior prevenindo futuros agravos. Conclusão: Ressalta-se a necessidade da sistematização do atendimento direcionado ao trauma gravídico, tornando a assistência mais resolutiva e eficaz, associado a uma triagem fidedigna, em conjunto com uma avaliação clínica minuciosa, assistida por uma equipe multidisciplinar qualificada, prevenindo agravos decorrentes das adversidades ocasionadas pelo trauma.

    Referência:

    DISTELHORST, John T.; KRISHNAMOORTHY, Vijay; SCHIFF, Melissa A.. Association Between Hospital Trauma Designation and Maternal and Neonatal Outcomes after Injury among Pregnant Women in Washington State. Journal Of The American College Of Surgeons, [s.l.], v. 222, n. 3, p.296-302, mar. 2016. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.jamcollsurg.2015.12.010.

    KEOUGH, Vicki A.. Emergency Care of the Pregnant Patient. Journal Of Obstetric, Gynecologic & Neonatal Nursing, [s.l.], v. 38, n. 6, p.641-747, nov. 2009. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1111/j.1552-6909.2009.01071.x.

    MARTINS-COSTA, Sérgio Hoffmeister; RAMOS, José Geraldo Lopes; SERRANO, Yherar Lavic Guerin. Trauma na gestação. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, [s.l.], v. 27, n. 9, p.505-508, set. 2005. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0100-72032005000900001.

     

  • Palavras-chave
  • Pregnant Women (Gestantes) , Wounds and Injuries (Ferimentos e Lesões), Nursing Care (Cuidados de Enfermagem).
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Enfermagem em Urgência e Emergência
Voltar

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.

  • Enfermagem Cardiológica
  • Enfermagem Neonatal
  • Enfermagem Pediátrica
  • Enfermagem Terapia Intensiva
  • Enfermagem em Urgência e Emergência
  • Enfermagem em Controle de Infecção
  • Ciências e Tecnologia em Saúde
  • Saúde Experimental

Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695

Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN) 
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN) 

Periodicidade
Publicação Anual  

Idioma 
Língua Portuguesa (Português do Brasil)

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

 

 

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

I CONECI  (anais clique aqui)