A ENFERMAGEM DENTRO DA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA E OS PRINCIPAIS DESAFIOS ENFRENTADOS NO PROCESSO DO CUIDAR

  • Autor
  • Daniely da Silva Santana
  • Co-autores
  • Ana Cláudia Tavares Cadeira , Lídia Raiane Barbosa Leite , Luyslyanne Marcelino Martins , Bruna Bandeira Oliveira Marinho
  • Resumo
  •  

    INTRODUÇÃO: A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é sem dúvida um avanço tecnológico da atualidade que muito tem contribuído para a recuperação de pacientes nos mais diversos acometimentos de agravos à saúde. Já na época da precursora da enfermagem, Florence Nightingale, por volta do século XIX, era tido como importante o agrupamento dos pacientes mais críticos próximos a equipe de enfermagem, para que os mesmos pudessem receber um cuidado integral. Assim a enfermagem desempenha um papel fundamental dentro dessa unidade de cuidados de saúde, uma vez, que essa equipe dedica a maior parte do tempo ao processo de assistência direta ao paciente. OBJETIVOS: Estudar através da literatura digital, as atividades ou atribuições de enfermagem dentro da Unidade de Terapia Intensiva e identificar os principais desafios do processo de cuidar enfrentados pelo profissional enfermeiro nesse ambiente. MATERIAL E MÉTODO: Revisão sistemática da literatura científica, de abordagem descritiva qualitativa, embasada na análise crítica de 18 artigos científicos escritos na língua portuguesa e inglesa que abordavam o tema proposto, dos quais apenas 9 foram utilizados como material para o estudo do presente trabalho. RESULTADOS: Após a realização da busca por artigos, que abordassem a temática, feita na BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), foi localizado um total de 18 trabalhos, na língua portuguesa e inglesa, que foram estudados, chegando à conclusão de que apenas 9 se adequavam melhor para a confecção do trabalho, sendo os demais excluídos automaticamente. Foi evidenciada em todos os estudos a importância do trabalho da enfermagem no âmbito da UTI, como peça fundamental na continuidade do cuidado, sendo necessária uma capacitação do profissional, além de autoconfiança norteada por um conhecimento cientifico sólido, que garanta um cuidado de qualidade ao paciente que precisar desse serviço. Sendo ainda listados os principais desafios enfrentados pelo profissional enfermeiro dentro da UTI, tais como: a insegurança e o medo, uma vez que se trata de seres humanos cuidando de ser humanos, e por tanto, dotados desses sentimentos, além da dificuldade de coordenar uma equipe e constante avanço tecnológico. CONCLUSÃO: Baseado no importante trabalho desenvolvido pelo profissional de enfermagem no serviço de UTI, conclui que é necessário um cuidado com este profissional, tanto pela administração geral, desenvolvendo práticas de melhoria para esses profissionais, como pelos próprios profissionais, entendendo que é necessária uma constante atualização do conhecimento técnico e prático, bem como, aperfeiçoamento psicológico e emocional, para que sentimentos como os encontrados no estudo não adoeça quem está cuidando dos doentes de todos os serviços de saúde, em especial da UTI.

     

  • Palavras-chave
  • Paciente crítico; cuidados; assistência de enfermagem.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Enfermagem Terapia Intensiva
Voltar

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.

  • Enfermagem Cardiológica
  • Enfermagem Neonatal
  • Enfermagem Pediátrica
  • Enfermagem Terapia Intensiva
  • Enfermagem em Urgência e Emergência
  • Enfermagem em Controle de Infecção
  • Ciências e Tecnologia em Saúde
  • Saúde Experimental

Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695

Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN) 
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN) 

Periodicidade
Publicação Anual  

Idioma 
Língua Portuguesa (Português do Brasil)

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

 

 

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

I CONECI  (anais clique aqui)