INTRODUÇÃO: No ensino superior, os estudantes necessitam desenvolver habilidades cognitivas essenciais para a sua formação acadêmica. Os mapas conceituais são considerados ferramentas educacionais para promover uma aprendizagem significativa desenvolvendo nos estudantes o pensamento crítico, a capacidade de resolução de problemas e a compreensão profunda dos conceitos (MACHADO, et al 2019). O graduando de enfermagem precisa desenvolver competências e saberes multidisciplinares para exercer com qualidade o exercício profissional, bem como desenvolver-se para atender uma das demandas essenciais durante a graduação. Por isso, faz-se importante o desenvolvimento de estratégias que possam auxiliar o processo de ensino aprendizagem. OBJETIVO: Descrever a importância de técnicas de estudo do tipo mapa conceitual para o aprendizado de graduandos do curso de enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência sobre técnicas de estudo para melhorar e facilitar a aprendizagem de alunos da graduação em enfermagem. A pesquisa foi desenvolvida durante os meses de março a maio baseado na observação sobre o uso dessas técnicas de estudo como auxilio no entendimento de conteúdo da disciplina de Processo de Enfermagem na Saúde da Mulher e do Recém-nascido de uma Universidade privada localizada na zona urbana do município de Fortaleza-Ceara. O mapa conceitual foi entregue ao docente para avaliação da qualidade do recurso. RESULTADOS: A aplicação dessa tecnologia é de grande importância para o aprendizado, visto que para a confecção de um mapa conceitual se faz necessário a leitura e resumo de todo conteúdo estudado, facilitando a absorção e memorização dos acadêmicos, promovendo uma melhor fixação dos temas estudados. A utilização dessas técnicas tem crescido no contexto geral da educação e para os profissionais na área da saúde, visto que se trata de um recurso que promove maior absorção do conteúdo, bem como tende a promover uma sequencia de ideias que estimula o pensamento crítico-reflexivo. O aprendizado do assunto abordado se torna mais dinâmico e eficaz o que pode ajudar na qualidade da memorização de conteúdos complexos. CONCLUSÃO: Conclui-se que o uso dessa tecnologia foi fundamental na aquisição e fixação do conteúdo por parte dos acadêmicos. Adotar esse método para formação de profissionais da saúde pode ajudar na tomada de decisão baseada em uma sistematização organizada e científica.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)