A ULTILIZAÇÃO DOS MAPAS CONCEITUAIS NO APRENDIZADO DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Antonia Rocilene da Silva Sousa
  • Co-autores
  • Aline David Rufino de Carvalho , Karleany Alves Viana , Gilvania Maria da Silva Bezerra , Denilson Sousa Alexandre
  • Resumo
  •  

    INTRODUÇÃO: No ensino superior, os estudantes necessitam desenvolver habilidades cognitivas essenciais para a sua formação acadêmica. Os mapas conceituais são considerados ferramentas educacionais para promover uma aprendizagem significativa desenvolvendo nos estudantes o pensamento crítico, a capacidade de resolução de problemas e a compreensão profunda dos conceitos (MACHADO, et al 2019). O graduando de enfermagem precisa desenvolver competências e saberes multidisciplinares para exercer com qualidade o exercício profissional, bem como desenvolver-se para atender uma das demandas essenciais durante a graduação. Por isso, faz-se importante o desenvolvimento de estratégias que possam auxiliar o processo de ensino aprendizagem. OBJETIVO: Descrever a importância de técnicas de estudo do tipo mapa conceitual para o aprendizado de graduandos do curso de enfermagem.  METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência sobre técnicas de estudo para melhorar e facilitar a aprendizagem de alunos da graduação em enfermagem. A pesquisa foi desenvolvida durante os meses de março a maio baseado na observação sobre o uso dessas técnicas de estudo como auxilio no entendimento de conteúdo da disciplina de Processo de Enfermagem na Saúde da Mulher e do Recém-nascido de uma Universidade privada localizada na zona urbana do município de Fortaleza-Ceara.  O mapa conceitual foi entregue ao docente para avaliação da qualidade do recurso. RESULTADOS: A aplicação dessa tecnologia é de grande importância para o aprendizado, visto que para a confecção de um mapa conceitual se faz necessário a leitura e resumo de todo conteúdo estudado, facilitando a absorção e memorização dos acadêmicos, promovendo uma melhor fixação dos temas estudados. A utilização dessas técnicas tem crescido no contexto geral da educação e para os profissionais na área da saúde, visto que se trata de um recurso que promove maior absorção do conteúdo, bem como tende a promover uma sequencia de ideias que estimula o pensamento crítico-reflexivo. O aprendizado do assunto abordado se torna mais dinâmico e eficaz o que pode ajudar na qualidade da memorização de conteúdos complexos. CONCLUSÃO: Conclui-se que o uso dessa tecnologia foi fundamental na aquisição e fixação do conteúdo por parte dos acadêmicos. Adotar esse método para formação de profissionais da saúde pode ajudar na tomada de decisão baseada em uma sistematização organizada e científica. 

     

  • Palavras-chave
  • : Aprendizagem, Enfermagem, Saúde, Técnicas
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ciências e Tecnologia em Saúde
Voltar

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.

  • Enfermagem Cardiológica
  • Enfermagem Neonatal
  • Enfermagem Pediátrica
  • Enfermagem Terapia Intensiva
  • Enfermagem em Urgência e Emergência
  • Enfermagem em Controle de Infecção
  • Ciências e Tecnologia em Saúde
  • Saúde Experimental

Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695

Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN) 
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN) 

Periodicidade
Publicação Anual  

Idioma 
Língua Portuguesa (Português do Brasil)

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

 

 

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

I CONECI  (anais clique aqui)