SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PACIENTE COM COLOSTOMIA ÚMIDA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • HIRLANA GIRÃO DIAS
  • Co-autores
  • LETICIA PEREIRA FELIPE , MONALIZA RIBEIRO MARIANO , MARIANA XAVIER VASCONCELOS
  • Resumo
  • Introdução: A Colostomia úmida se torna uma opção para pacientes que precisam essencialmente de derivação urinária e fecal simultaneamente, de forma que permite um único orifício ser local de passagem para urina e fezes, o que transfigura-se em uma grande vantagem para o paciente. Apesar das vantagens, um único orifício também se torna preocupante, visto que, as fezes em contato com a ureia pode causar grandes erosões e danos à pele do paciente, de modo a necessitar de uma assistência eficaz pela equipe de enfermagem, evitando danos, como a escolha de um bom coletor que se adeque à drenagem e não cause erosões na pele, principalmente por suas fixações, ao contrário, poderá ocasionar um possível quadro de processo  infeccioso. Objetivo: Relatar a experiência da aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem ao paciente com colostomia úmida. Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado em um Hospital Escola em Fortaleza-CE, durante o mês de fevereiro de 2019.  Este trabalho foi elaborado pelas acadêmicas de enfermagem do sexto semestre de uma  Universidade Federal, localizada em Redenção-CE, durante o estágio da disciplina Processo de Cuidar em Saúde do Adulto. A coleta de dados ocorreu por meio da anamnese, exame físico e análise do prontuário. Foi utilizado a taxonomia da North American Nursing Diagnosis Association para traçar os diagnósticos, e posteriormente, as intervenções pertinentes a cada diagnóstico, propostas pela taxonomia da Nursing Intervention Classification e os resultados obtidos por meio da Classification of Nursing Outcomes. Resultados: T.S.D.S.L, sexo feminino, 61 anos, reside em Russas, com doenças de base Hipertensão Arterial Sistêmica, e Depressão. Patologias pregressas: câncer de colo do útero, colostomia, incontinência urinária. Os diagnósticos de enfermagem observados foram: Integridade da pele prejudicada, Padrão de sono alterado, Intolerância a Atividade, Ansiedade, Baixa estima da imagem corporal, Risco de infecção, Dor aguda, Náusea. Diante dos achados foram realizadas as intervenções de enfermagem; cuidados em realização asséptica de curativo cirúrgico, cuidados na troca da bolsa de colostomia e quantificar suas secreções, promover o alívio da dor por meio da terapia farmacológica prescrita, controle de sinais de infecção, promover conforto no leito, posicionar paciente em posição Fowler ou semi-fowler e melhora do sono. Foram traçados os seguintes resultados esperados: padrão de sono adequado, controle da dor, maior tolerância a atividade, controle de sinais de infecção, enfretamento positivo a situação. Conclusão: Percebe-se a importância da aplicação da sistematização da assistência de enfermagem para a identificação de problemas e necessidades do paciente com Colostomia úmida, sendo a Enfermagem indispensável no processo de tratamento e reabilitação do paciente, de modo a fornecer segurança e promover noites de sono tranquilas.

  • Palavras-chave
  • diagnóstico de enfermagem, cuidados clínicos, estomas cirúrgicos.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Enfermagem em Controle de Infecção
Voltar

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.

  • Enfermagem Cardiológica
  • Enfermagem Neonatal
  • Enfermagem Pediátrica
  • Enfermagem Terapia Intensiva
  • Enfermagem em Urgência e Emergência
  • Enfermagem em Controle de Infecção
  • Ciências e Tecnologia em Saúde
  • Saúde Experimental

Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695

Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN) 
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN) 

Periodicidade
Publicação Anual  

Idioma 
Língua Portuguesa (Português do Brasil)

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

 

 

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

I CONECI  (anais clique aqui)