Introdução: A Colostomia úmida se torna uma opção para pacientes que precisam essencialmente de derivação urinária e fecal simultaneamente, de forma que permite um único orifício ser local de passagem para urina e fezes, o que transfigura-se em uma grande vantagem para o paciente. Apesar das vantagens, um único orifício também se torna preocupante, visto que, as fezes em contato com a ureia pode causar grandes erosões e danos à pele do paciente, de modo a necessitar de uma assistência eficaz pela equipe de enfermagem, evitando danos, como a escolha de um bom coletor que se adeque à drenagem e não cause erosões na pele, principalmente por suas fixações, ao contrário, poderá ocasionar um possível quadro de processo infeccioso. Objetivo: Relatar a experiência da aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem ao paciente com colostomia úmida. Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado em um Hospital Escola em Fortaleza-CE, durante o mês de fevereiro de 2019. Este trabalho foi elaborado pelas acadêmicas de enfermagem do sexto semestre de uma Universidade Federal, localizada em Redenção-CE, durante o estágio da disciplina Processo de Cuidar em Saúde do Adulto. A coleta de dados ocorreu por meio da anamnese, exame físico e análise do prontuário. Foi utilizado a taxonomia da North American Nursing Diagnosis Association para traçar os diagnósticos, e posteriormente, as intervenções pertinentes a cada diagnóstico, propostas pela taxonomia da Nursing Intervention Classification e os resultados obtidos por meio da Classification of Nursing Outcomes. Resultados: T.S.D.S.L, sexo feminino, 61 anos, reside em Russas, com doenças de base Hipertensão Arterial Sistêmica, e Depressão. Patologias pregressas: câncer de colo do útero, colostomia, incontinência urinária. Os diagnósticos de enfermagem observados foram: Integridade da pele prejudicada, Padrão de sono alterado, Intolerância a Atividade, Ansiedade, Baixa estima da imagem corporal, Risco de infecção, Dor aguda, Náusea. Diante dos achados foram realizadas as intervenções de enfermagem; cuidados em realização asséptica de curativo cirúrgico, cuidados na troca da bolsa de colostomia e quantificar suas secreções, promover o alívio da dor por meio da terapia farmacológica prescrita, controle de sinais de infecção, promover conforto no leito, posicionar paciente em posição Fowler ou semi-fowler e melhora do sono. Foram traçados os seguintes resultados esperados: padrão de sono adequado, controle da dor, maior tolerância a atividade, controle de sinais de infecção, enfretamento positivo a situação. Conclusão: Percebe-se a importância da aplicação da sistematização da assistência de enfermagem para a identificação de problemas e necessidades do paciente com Colostomia úmida, sendo a Enfermagem indispensável no processo de tratamento e reabilitação do paciente, de modo a fornecer segurança e promover noites de sono tranquilas.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)