INTRODUÇÃO: A recuperação de pacientes que passaram por neurocirurgia, inclui principalmente a monitorização em Unidade de Terapia Intensiva – UTI. Sendo este o local mais adequado para reabilitação desses pacientes, por estarem expostos a alto risco neurológico e sistêmico. Diante do exposto, a enfermagem tem papel fundamental nesse processo, devendo reconhecer e prevenir tais danos através do monitoramento do nível de consciência, reação pupilar, funções motoras e sinais vitais. Assim, o ambiente terapêutico junto com o conhecimento técnico e cientifico da equipe de enfermagem proporciona um pós-operatório livre de danos como aumento da PIC – Pressão Intracraniana, nível de consciência, convulsões e vaso espasmo cerebral, à medida que são os eventos mais frequentes. OBJETIVO: Evidenciar a importância da enfermagem no processo de monitorização de pacientes em UTI para evitar danos significativos procedidos de cirurgias neurológicas. METODOLOGIA: Resultado de um estudo bibliográfico digital, realizado através de uma consulta nas bases de dados científicos como: Scielo, BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) e LILACS, de caráter qualitativo, utilizando de artigos na língua portuguesa ou inglesa que estivesse relacionado a presente temática. RESULTADOS E DISCURSÕES: Nos cuidados relacionados a monitorização desses pacientes em pós-operatório neurológicos, dar-se como principais e mais importantes a monitorização não invasiva, onde que se destaca a observação da função motora, resposta verbal e reação pupilar, cabendo também a identificação de eventos incomuns como, agitação, convulsões, tremores e alterações sistêmicas. A monitorização invasiva se remete principalmente ao controle da Pressão Intracraniana (PIC), onde deve ter suas técnicas respeitada para mensuração, e qualquer alteração acima do normal exige uma intervenção imediata da equipe de enfermagem e multiprofissional da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), afim de evitar danos pela redução do fluxo sanguíneo. O monitoramento da temperatura cerebral feito através de cateteres intracranianos, deve ser mantido abaixo de 37,5°C, esse geralmente, ocasionando lesões neurológicas e difícil recuperação. A oximetria de bulbo jugular monitora a oxigenação cerebral, principalmente em pacientes mais críticos, indicando o equilíbrio entre a perfusão cerebral e o metabolismo cerebral. CONCLUSÕES: Na UTI o profissional de enfermagem garante um papel fundamental na recuperação desses pacientes neurológicos em que o processo de monitorização praticados por eles através de uma inspeção integral define a prevenção de ocorrências e a recuperação apropriada da condição clínica.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)