INTRODUÇÃO: O método canguru é para recém-nascidos pré-termo de baixo peso (RNPB), na qual é colocado em decúbito ventral, na posição vertical contra o peito da mãe. É composto de três etapas - duas hospitalares e uma ambulatorial, onde o período pós-natal é um tempo de adaptação e de aprendizagem para a mãe no âmbito da prematuridade. As mães participantes do Método Canguru têm os seus filhos cobertos em seu corpo, contidos através de faixas de sustentação e aproximação. Assim, essas mães de prematuros oferecem a seus filhos uma possibilidade de vida fora das incubadoras. Cabe mencionar que o Método Canguru constitui um caminho que visa a fornecer mais recursos de vida para o bebê e maior contato com a mãe e deve implicar um número maior de pessoas na sua realização. Foram encontradas uma porcentagem média de recém-nascido baixo peso (RNBP) com 17% de 42 RN por mês, alcançando 60% das internações na unidade neonatal. OBJETIVO: Ressaltar a assistência de enfermagem ao RN com aplicação ao método canguru. MÉTODO: Feito uma pesquisa integrativa nas bases de dados buscado na Scientifc Eletronic Library Online (Scielo), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Utilizando as palavras-chaves: Método Canguru; Prematuro; Recém-nascido. Dispondo de artigos publicados em línguas portuguesas no espaço de tempo de 2015 a 2018. Foram encontrados 398 artigos, sendo excluídos os de língua inglesa e os que não corresponde ao objetivo do trabalho e selecionados 6 artigos. RESULTADOS: Convém ao enfermeiro da assistência aos cuidados ao recém-nascido e a família, estimulando a mãe para que aconteça o contato pele a pele, orientando na importância da amamentação para o ganho de peso, na qual, o RN conseguira dispor no crescimento e desenvolvimento, do mesmo modo, fortalecendo o laço família. E demonstrado a que ponto o contato pele a pele é efetivo para alívio de dor, tendo a capacidade de que o bebê transitar suavemente entre o sono e vigília, mostrando que essa intervenção facilita o aumento da frequência do sono tranquilo dos bebês. Com a interação entre a mãe e o RN, consiste na dedicação e superar os desafios com muito amor, calor e leite materno, facilitando a diminuição de tempo de internação do recém-nascido; na diminuição do choro; aumento do aleitamento materno e aumento do vínculo família. CONCLUSÃO: Como este método inclui o contato pele a pele entre a mãe e o bebê, pode acarretar diversos impactos positivos para o bebê, tais como o controle fisiológico, controle da temperatura corporal, regulação do estado comportamental, incentivo ao vínculo mãe-bebê, incentivo à amamentação, entre outros.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)