PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO DE ASPIRAÇÃO DE VIAS ÁREAS EM NEONATOS

  • Autor
  • Paula Isis Nascimento Silva
  • Co-autores
  • Ana Paula De Souza Santos , Renata Rilkia Pedrosa Bezerra , Joyce Laise Da Silva Ribeiro , Nathália Navarro Jácome
  • Resumo
  •  

    INTRODUÇÃO: A aspiração da orofaringe, nasofaringe ou traqueia é definida como a retirada passiva de secreções, com técnica asséptica, por uma sonda estéril e flexível acoplada a um sistema de vácuo, introduzida na via aérea, sendo essa artificial ou não, com o intuito de remover as secreções. Em unidades de terapia intensiva neonatal, a aspiração de vias áreas (VAS) é rotineira, visto que a prematuridade é um fator limitador da adaptação da vida extrauterina com sucesso. A Ventilação Mecânica é uma terapia que promove a melhora da oxigenação e a redução do trabalho respiratório, utilizando como uma de suas interfaces o tubo endotraqueal (TET). Todavia, o TET aumenta a produção de muco, prejudica a capacidade de mobilizar e expectorar secreções, ocasionando o acúmulo e obstrução em VAS. A Resolução COFEN nº 557 de 2017 normatiza a atuação da equipe de enfermagem no procedimento de Aspiração de VAS. Na instituição campo deste relato, não existia a sistematização deste procedimento. Diante deste cenário, considerou-se a necessidade de elaboração e implantação do procedimento operacional padrão (POP) de aspiração de VAS em neonatos para possibilitar a padronização de boas práticas assistenciais e um cuidado seguro para este paciente e a equipe multiprofissional.

    OBJETIVO: Descrever a experiência de implantação do POP de aspiração de VAS em uma UTIN na cidade de Natal/RN.

    METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo-exploratório do tipo relato de experiência, baseado na vivência do processo de elaboração e implantação de um POP de aspiração de VAS para neonatos, realizado de julho a novembro de 2018. Ocorreu a etapa de elaboração do POP, a qual foi pautada em pesquisas da literatura científica em bases de dados por uma enfermeira e fisioterapeuta do serviço, no período de julho a agosto de 2018. Após, o POP foi validado por cinco especialistas envolvendo ambas as profissões, sendo realizadas as alterações necessárias. Seguiram-se com o treinamento da equipe entre setembro e novembro de 2018, em todos os turnos de trabalho para contemplar todos os profissionais das áreas citadas, inclusive os residentes.

    RESULTADOS: O treinamento em serviço possibilitou amplos espaços de discussão, reflexão sobre a mudança da prática na UTIN por meio da padronização das ações multiprofissionais, além da discussão sobre as funções de cada categoria dentro do processo. A fase de implantação do POP foi realizada de forma parcial, pois se trata de um processo contínuo e que atualmente está em fase de planejamento da avaliação do impacto do POP nos indicadores de melhoria da assistência neonatal.  

    CONCLUSÃO: O POP é uma ferramenta gerencial capaz de favorecer a padronização das ações, promover educação permanente, consolidar o comprometimento da equipe com uma assistência segura e de qualidade ao neonato.  

    REFERÊNCIAS:

     De Paula LC, Ceccon ME. Análise comparativa randomizada entre dois tipos de sistema de aspiração traqueal em recém-nascidos. Rev Assoc Med Bras. 2010;56(4):434-9

     

  • Palavras-chave
  • PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO, NEONATOS, ASPIRAÇÃO
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Enfermagem Neonatal
Voltar

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.

  • Enfermagem Cardiológica
  • Enfermagem Neonatal
  • Enfermagem Pediátrica
  • Enfermagem Terapia Intensiva
  • Enfermagem em Urgência e Emergência
  • Enfermagem em Controle de Infecção
  • Ciências e Tecnologia em Saúde
  • Saúde Experimental

Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695

Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN) 
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN) 

Periodicidade
Publicação Anual  

Idioma 
Língua Portuguesa (Português do Brasil)

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

 

 

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

I CONECI  (anais clique aqui)