O BANHO NO LEITO E SUA COMPLEXIDADE PARA O ENFERMEIRO NO CUIDADO EM UTIs

  • Autor
  • Jéssica Diodino da Silva Santos
  • Co-autores
  • Ivanise Gomes de Souza Bittencourt , Crislane de Oliveira Pontes , Camila Thayná Oliveira dos Santos , Izadora Jeovania Costa Amorim
  • Resumo
  •  

    O BANHO NO LEITO E SUA COMPLEXIDADE PARA O ENFERMEIRO NO CUIDADO EM UTIs

     

    Jéssica Diodino da Silva Santos1; Ivanise Gomes de Souza Bittencourt2; Crislane de Oliveira Pontes3; Camila Thayná Oliveira dos Santos4; Izadora Jeovania de Amorim5

     Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Escola de enfermagem (EENF)

     

    INTRODUÇÃO: O banho no leito é uma situação inquietante nas vivências em UTIs. Os pacientes assistidos dependem, parcial ou totalmente, da equipe de enfermagem para o atendimento de suas necessidades humanas básicas, onde a rotina diária e a sobrecarga do trabalho conduzem os profissionais a preocupar-se unicamente com a higienização integral do corpo, muitas vezes dissociada de aspectos relevantes para a prevenção de riscos e agravos e humanização da assistência. OBJETIVO: esse trabalho tem por objetivo destacar que o banho no leito é um procedimento complexo e que não deve se limitar apenas a promover higiene, deve reunir outros aspectos também relevantes a serem considerados durante sua execução. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão da literatura, realizada nas bases de dados SCIELO, LILACS e BVS, no mês de maio de 2019, cujos descritores foram: “banho no leito”, “cuidados intensivos” e “unidade de terapia intensiva de adulto” nos idiomas português e inglês. RESULTADOS: Foram analisados 6 artigos os quais abordaram que o banho no leito é um procedimento complexo e exclusivo da enfermagem, que exige um planejamento prévio em conformidade com a presença do enfermeiro, considerando-se o estado de vulnerabilidade em que o paciente se encontra. 3 estudos (50%) enfatizaram fatores de riscos para as repercussões oxi-hemodinâmicas que devem ser considerados e avaliados durante o planejamento do banho no leito: manutenção da temperatura da água em 40ºc, prolongamento do posicionamento do paciente em decúbito lateral, duração do banho maior que 20 minutos e banho em menos de quatro horas após a cirurgia cardíaca. ; 2 (33,33%)  salientaram a banalização da privacidade do paciente durante o banho; 4  (66,66) ressaltaram a precarização da comunicação efetiva entre enfermeiro-paciente; 2 evidenciaram a ausência do enfermeiro durante o procedimento executado pelo técnico de enfermagem. CONCLUSÃO: diante do exposto pode-se entender porque o banho no leito é um procedimento de alta complexidade, visto que a sua execução deve levar em consideração aspectos fisiológicos que devem ser mantidos em equilíbrio, caso contrário, pode desencadear o agravo do estado ou mesmo a morte do paciente em recuperação na Unidade de Terapia Intensiva. Além disso, a manutenção da privacidade do paciente, a comunicação e presença do enfermeiro durante sua realização, são fatores indispensáveis para a assistência de enfermagem, porém, ainda negligenciados.

     

     

  • Palavras-chave
  • Banho no leito; cuidados intensivos; Unidade de Terapia Intensiva de Adulto.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Enfermagem Terapia Intensiva
Voltar

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.

  • Enfermagem Cardiológica
  • Enfermagem Neonatal
  • Enfermagem Pediátrica
  • Enfermagem Terapia Intensiva
  • Enfermagem em Urgência e Emergência
  • Enfermagem em Controle de Infecção
  • Ciências e Tecnologia em Saúde
  • Saúde Experimental

Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695

Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN) 
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN) 

Periodicidade
Publicação Anual  

Idioma 
Língua Portuguesa (Português do Brasil)

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

 

 

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

I CONECI  (anais clique aqui)