O BANHO NO LEITO E SUA COMPLEXIDADE PARA O ENFERMEIRO NO CUIDADO EM UTIs
Jéssica Diodino da Silva Santos1; Ivanise Gomes de Souza Bittencourt2; Crislane de Oliveira Pontes3; Camila Thayná Oliveira dos Santos4; Izadora Jeovania de Amorim5
Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Escola de enfermagem (EENF)
INTRODUÇÃO: O banho no leito é uma situação inquietante nas vivências em UTIs. Os pacientes assistidos dependem, parcial ou totalmente, da equipe de enfermagem para o atendimento de suas necessidades humanas básicas, onde a rotina diária e a sobrecarga do trabalho conduzem os profissionais a preocupar-se unicamente com a higienização integral do corpo, muitas vezes dissociada de aspectos relevantes para a prevenção de riscos e agravos e humanização da assistência. OBJETIVO: esse trabalho tem por objetivo destacar que o banho no leito é um procedimento complexo e que não deve se limitar apenas a promover higiene, deve reunir outros aspectos também relevantes a serem considerados durante sua execução. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão da literatura, realizada nas bases de dados SCIELO, LILACS e BVS, no mês de maio de 2019, cujos descritores foram: “banho no leito”, “cuidados intensivos” e “unidade de terapia intensiva de adulto” nos idiomas português e inglês. RESULTADOS: Foram analisados 6 artigos os quais abordaram que o banho no leito é um procedimento complexo e exclusivo da enfermagem, que exige um planejamento prévio em conformidade com a presença do enfermeiro, considerando-se o estado de vulnerabilidade em que o paciente se encontra. 3 estudos (50%) enfatizaram fatores de riscos para as repercussões oxi-hemodinâmicas que devem ser considerados e avaliados durante o planejamento do banho no leito: manutenção da temperatura da água em 40ºc, prolongamento do posicionamento do paciente em decúbito lateral, duração do banho maior que 20 minutos e banho em menos de quatro horas após a cirurgia cardíaca. ; 2 (33,33%) salientaram a banalização da privacidade do paciente durante o banho; 4 (66,66) ressaltaram a precarização da comunicação efetiva entre enfermeiro-paciente; 2 evidenciaram a ausência do enfermeiro durante o procedimento executado pelo técnico de enfermagem. CONCLUSÃO: diante do exposto pode-se entender porque o banho no leito é um procedimento de alta complexidade, visto que a sua execução deve levar em consideração aspectos fisiológicos que devem ser mantidos em equilíbrio, caso contrário, pode desencadear o agravo do estado ou mesmo a morte do paciente em recuperação na Unidade de Terapia Intensiva. Além disso, a manutenção da privacidade do paciente, a comunicação e presença do enfermeiro durante sua realização, são fatores indispensáveis para a assistência de enfermagem, porém, ainda negligenciados.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)